Em Cruzeiro do Sul, TRE-AC firma cooperação com a COOPSUL para fortalecer ações de sustentabilidade
Parceria fortalece cadeia de reciclagem, valoriza cooperados e reforça compromisso socioambiental do Tribunal

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro, formalizou, na tarde de ontem, 20, em Cruzeiro do Sul, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Cruzeiro do Sul (COOPSUL). O ato ocorreu na sede do Cartório Eleitoral. A iniciativa marca mais um avanço nas políticas socioambientais do Tribunal e reforça o compromisso institucional com a gestão responsável dos resíduos sólidos produzidos pela 4ª Zona Eleitoral.
Antes da assinatura do documento, a presidente do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro, realizou uma visita técnica à sede da COOPSUL, onde acompanhou de perto o processo de reciclagem de materiais como papéis, vidros, metais e plásticos. A cooperativa também realiza a coleta de resíduos eletrônicos para devolução aos fabricantes, promovendo logística reversa e contribuindo para a redução de impactos ambientais.
A agenda também contou com a presença da chefe do cartório da 4ª Zona Eleitoral, Adriana Oliveira e das servidoras Renata Colaça e Jaqueline Albuquerque, da Assistência de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSAI), que acompanham e auxiliam na implementação das ações alinhadas ao Plano de Logística Sustentável (PLS 2021–2026).
Com o termo assinado, a COOPSUL será responsável pela destinação ambientalmente correta dos recicláveis produzidos pelo Fórum Eleitoral, fortalecendo a cadeia local de reciclagem, valorizando o trabalho dos cooperados e ampliando a inclusão social por meio do trabalho digno. A ação também atende às diretrizes da Resolução CNJ nº 400/2021 e reforça a atuação da Justiça Eleitoral acreana em prol da sustentabilidade.
Ao encerrar o ato, a presidente Waldirene Cordeiro destacou que o acordo simboliza a união entre Justiça, meio ambiente e cidadania, garantindo benefícios concretos à população e ao planeta. “Com esta parceria, reafirmamos que a Justiça Eleitoral também é agente de transformação social. Quando reciclamos, incluímos, valorizamos vidas e protegemos o meio ambiente. Sustentabilidade é compromisso diário, e o TRE-AC seguirá fazendo a sua parte em cada região do nosso estado”, destacou a desembargadora Waldirene Cordeiro.