Campanha da Biometria leva serviços da Justiça Eleitoral ao bairro São Francisco
Ação do TRE-AC facilitou o acesso da população ao atendimento eleitoral na escola Dr. Pimentel Gomes

Com o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral da população e facilitar o acesso aos serviços eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) promoveu, no último sábado, 7, mais uma ação itinerante da Campanha da Biometria, com atendimento ao eleitorado na Escola Estadual Dr. Pimentel Gomes, no bairro São Francisco, em Rio Branco.
Durante a ação, foram realizados 70 atendimentos, entre cadastro biométrico, alistamentos eleitorais, revisões de dados cadastrais e transferências de domicílio eleitoral. A mobilização possibilitou que eleitoras e eleitores resolvessem pendências e atualizassem seus dados sem a necessidade de se deslocar até os cartórios, contribuindo para a ampliação do acesso aos serviços eleitorais.
O TRE-AC reforça que o prazo final para regularizar a situação eleitoral vai até 6 de maio, data de fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2026. A orientação é que a população não deixe para a última hora, a fim de evitar filas, estresse e eventuais transtornos nos últimos dias de atendimento. Antecipar a regularização é a melhor forma de garantir tranquilidade e assegurar o pleno exercício do direito ao voto.
A ação integrou a Campanha da Biometria, que busca ampliar o cadastramento biométrico e manter atualizado o cadastro de eleitoras e eleitores no estado. Entre os serviços ofertados estiveram a emissão do primeiro título, a coleta da biometria, a atualização de dados, a transferência de domicílio eleitoral, a mudança de local de votação, a regularização de títulos cancelados ou suspensos, a quitação de multas e a emissão de certidão de quitação eleitoral.
Dos 600.681 eleitores aptos no Acre, 6,15% – o equivalente a cerca de 36.921 pessoas -ainda não realizaram a coleta da biometria, etapa fundamental para fortalecer a segurança e a agilidade no processo eleitoral, uma vez que garante a identificação precisa do eleitor no momento da votação, reduz riscos de fraudes e torna o atendimento nas seções mais rápido e eficiente.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre seguirá promovendo ações itinerantes em diferentes localidades, como estratégia de aproximação com a população e de fortalecimento da cidadania, ampliando o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral, especialmente em regiões com maior demanda por atendimento presencial.




