TRE-AC desenvolve projeto para revitalizar espaços da escola Ismael Gomes

Biblioteca será transformada em sala de multimeios, com ambientes para leitura, filmoteca, palco para apresentação teatral e outras atividades

Visita na Escola Ismael

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), por meio da Escola Judiciária Eleitoral Evandro Marques de Sousa (EJE), deu início ao projeto de cidadania e educação política na Escola Ismael Gomes, do bairro Tancredo Neves.

O projeto consiste no desenvolvimento de atividades voltadas à melhoria dos espaços da escola, tais como a transformação da biblioteca em sala de multimeios, com ambientes para leitura, filmoteca, palco para apresentação teatral, sala de música e de contação de histórias, além da revitalização da horta, jardim e sala de informática.

Para que o projeto seja desenvolvido, várias instituições parceiras e a sociedade civil farão parte desse trabalho. Na manhã desta quarta-feira, 6, a presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari fez uma visita à escola acompanhada da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri e equipe, da coordenadora de Arte, Cultura e Cidadania do IFAC, Mariete Souza, do diretor da escola, Elismar Souza e dos arquitetos do Stúdio Sig, que são voluntários na ação.

Segundo a presidente do TRE-AC, a participação dos pais dos alunos e da comunidade em geral será muito importante para o projeto. “O TRE possui essa responsabilidade social como uma meta, assim como o Tribunal Superior Eleitoral, de contribuir para a formação cidadã dos alunos por meio de palestras e outras atividades. Aqui na Escola Ismael Gomes pretendemos envolver também os pais dos alunos e quem mais da comunidade tiver interesse nas ações de educação política do Tribunal”, destacou.

A escola atende uma média de 600 alunos que residem nos bairros Caladinho, Alto Alegre, Tancredo Neves, Jorge Lavocat, Novo Horizonte, Montanhês, Santa Mônica e Defesa Civil. “A nossa parceria é com todas as instituições que tenham disposição para ajudar. Inclusive, na comunidade, se houver pais que possam auxiliar na obra, no plantio da horta ou em qualquer outra atividade será muito bem-vindo. O nosso intuito é fazer com que todos valorizem o ambiente escolar, para criarmos na comunidade esse sentimento de pertencimento à escola, à comunidade e à sociedade. Tudo isso contribui para o processo de formação do entendimento político e cidadão, que todo ser cívico deve ter”, completou.

Com recursos próprios, a Prefeitura vai recuperar a escola. A prefeita informou que de imediato serão executadas ações emergenciais de recuperação das redes elétrica e hidráulica,

“Nós recebemos a parceria do TRE-AC com muito ânimo, um alento, inclusive, para esses dias difíceis em que vivemos, em que todos os órgãos públicos do Brasil passam por dificuldades financeiras”, enfatizou.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido