TRE-AC encerrou apuração do 2º turno antes do previsto

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Pedro Ranzi, concedeu entrevista à imprensa acreana na noite deste domingo, 28, na qual informou que o segundo turno realizado na capital, Rio Branco, transcorreu dentro da normalidade e com um fator positivo: a população pôde conhecer o prefeito eleito às 18h51, duas horas antes do previsto pela Justiça Eleitoral Acreana.
Essa é a primeira vez que Rio Branco passa pelo segundo turno de uma eleição, que ficou marcada também pelo acirramento do resultado. O candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marcus Alexandre, foi eleito com 50,77% dos votos válidos, enquanto o candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Tião Bocalom, obteve 49,23% dos votos.
Do total de 226.366 eleitores que há em Rio Branco, 183.983 compareceram às urnas, e 178.375 votos foram considerados válidos. A abstenção foi de 43.383, que corresponde a 19,16% dos eleitores. 1.466 eleitores votaram branco e 3.142 votaram nulo.
Após a finalização dos trabalhos da Justiça Eleitoral do Acre, o presidente do TRE visitou o Fórum Eleitoral de Rio Branco, onde ficam as 1ª, 9ª e 10ª zonas eleitorais, e parabenizou o empenho dos juízes e servidores durante as Eleições de 2012.
“Faço uma avaliação positiva do trabalho dos juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral do Acre, dos mesários e demais colaboradores que atuaram na realização do pleito, pois graças aos esforços dessa equipe conseguimos executar todas as tarefas previstas com competência e muita eficiência”, declarou o presidente.