Presidenta do TRE-AC participa da abertura do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém
Evento em Belém reuniu autoridades do Judiciário e destacou a democracia como espaço de liberdade e responsabilidade

A desembargadora Waldirene Cordeiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), marcou presença na cerimônia de abertura do Fórum Nacional VerDemocracia, realizada na noite desta segunda-feira (15), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. O evento é promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
A ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, proferiu a conferência de abertura com o tema “Democracia e Eleições – Questões Atuais”, na qual afirmou que “não há democracia de cativos: a democracia é um espaço de liberdades”.
Participaram também da mesa de honra autoridades como o desembargador José Maria Teixeira do Rosário (presidente do TRE-PA), o ministro Cristiano Zanin, a ministra Estela Aranha, e representantes do Poder Judiciário, do governo estadual e da sociedade civil. Representando o Acre, além da presidente do TRE-AC, também estiveram presentes o Membro da Corte, Hilário de Castro Melo Júnior; a juíza-auxiliar da presidência, Isabelle Sacramento, e Renata Colaça da Assistência de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSAI).
Para a desembargadora Waldirene Cordeiro, participar desse momento de abertura simboliza não apenas seu compromisso institucional, mas o engajamento do TRE-AC com os valores democráticos que permeiam o fórum. “É uma honra representar o Acre neste debate fundamental, em que a democracia se reafirma como espaço de liberdade, responsabilidade e participação. Estamos juntas e juntos na construção de um processo eleitoral que respeite a diversidade, o meio ambiente e os princípios que sustentam a cidadania plena”, disse.
O VerDemocracia reúne, até o dia 17, especialistas para discutir os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas, os avanços tecnológicos, a inclusão social, a cultura democrática, entre outros temas essenciais para as Eleições Gerais de 2026