Diretor da EJE-AC participa de reunião nacional sobre sustentabilidade no Fórum VERDEMOCRACIA
Hilário de Castro Melo Júnior reforçou a importância de integrar sustentabilidade à formação cidadã e ao processo democrático

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Acre (EJE-AC), Hilário de Castro Melo Júnior, participou, nesta terça-feira (16/09), da reunião das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o Brasil, realizada dentro da programação do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, em Belém.
O encontro foi presidido pelo ministro Cristiano Zanin, diretor da EJE do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e reuniu representantes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais no Espaço Ver-o-Círio, na Estação das Docas. Na ocasião, foi apresentado o “Diagnóstico Institucional”, que apontou que metade das EJEs já desenvolvem projetos relacionados à sustentabilidade.
Entre as iniciativas destacadas estavam projetos como o Cidadania entre Rios, da EJE do Amapá; Eco Cidadania, do Pará; cursos de acessibilidade, inclusão e inteligência artificial promovidos pela EJE de Pernambuco; além de formações voltadas à gestão socioambiental em Minas Gerais e ao tema da sustentabilidade nas contratações, no Espírito Santo
O ministro Cristiano Zanin ressaltou a importância de compartilhar práticas entre os tribunais para que as escolas ampliem suas ações na temática. “A troca de experiências é fundamental para que possamos nos inspirar uns nos outros e avançar em programas que envolvam dimensões ambientais, sociais e econômicas da sustentabilidade”, destacou.
Representando o Acre, Hilário de Castro Melo Júnior reforçou a relevância da discussão. “A participação do TRE-AC neste espaço mostra que estamos alinhados ao movimento nacional de integrar a sustentabilidade à formação cidadã e ao fortalecimento da democracia. Essa troca de experiências é essencial para que possamos ampliar nossas iniciativas e adaptá-las à realidade amazônica”, disse.