Jurista Luciana Lóssio ministra palestra em Rio Branco sobre a participação da mulher na política

O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre magistrados, advogados, representantes partidários, servidores públicos e estudantes.

Palestra da Luciana Lóssio

A jurista e ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio, esteve em Rio Branco, na última sexta-feira, 27, para ministrar a palestra "Uma reflexão sobre a participação da mulher na política e na sociedade".

O evento ocorreu no auditório da OAB/AC, com a presença de mais de 200 pessoas, entre magistrados, advogados, representantes partidários, servidores públicos e estudantes.

A palestra foi uma realização do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC).

Luciana Lóssio foi a primeira mulher a ocupar a vaga do TSE destinada a juristas. Atualmente, é conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

A palestrante iniciou o evento destacando que os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) pertencem aos países em que há igualdade entre homens e mulheres. "O nosso país ainda não avançou o suficiente para que mulheres e homens sejam iguais em direitos e deveres. Temos uma lei que determina que cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. E por que não 50% para cada? ", destacou a ministrante.

Segundo ela, a Lei 9.504/1997, que trata da cota por sexo, está em vigor há 20 anos, sem avanços. "Prova disso é que temos uma sub-representação feminina na política. Temos 9,9% de mulheres na Câmara Federal e 14% no Senado", enfatizou.

A presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, acrescentou que as mulheres representam 52,56% do eleitorado no Brasil e 55,5% no Acre. Ela considerou a palestra ministrada pela jurista oportuna e destacou que discussões como essas são importantes para a conquista de espaços iguais. "Juntos nos completamos, somos mais fortes, e caminhamos para a construção de um país melhor", disse ao agradecer a presença da jurista e a sua contribuição para o amadurecimento do tema no Estado.

Paralelamente ao que foi dito pela presidente do TRE-AC, o presidente da OAB/AC, Marcos Vinícius Jardim, salientou que o momento para trazer a jurista ao Acre não poderia ser mais oportuno. "Temos em nosso Estado uma mulher conduzindo o Tribunal de Justiça, uma mulher conduzindo o TRE, uma vice-governadora e uma prefeita, o que faz de nós uma ótima referência. E eu quero deixar registrado que a nossa instituição tem muito orgulho de trabalhar com mulheres", finalizou.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido