TSE promove amanhã encontro internacional sobre desinformação e eleições

Segunda edição do seminário será transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube e contará com diversas mesas de debates

Segunda edição do seminário será transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube e contará com div...

Amanhã, das 9h às 18h (horário de Brasília), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará o II Seminário Internacional Desinformação e Eleições – Disinformation and Elections, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube. O seminário contará com especialistas e representantes do Brasil e do exterior de instituições públicas e entidades da sociedade civil, além de veículos de comunicação. O objetivo é levantar formas de impedir ou minimizar a divulgação de desinformação nas Eleições Gerais de 2022.

A abertura do evento, às 9h (horário de Brasília), será feita pelo professor da Harvard Law School Lawrence Lessig, que dará uma palestra sobre “O impacto da desinformação em processos democráticos”. Lessig é fundador da Equal Citizens – organização sem fins lucrativos que se dedica a reformas que buscam alcançar a igualdade dos cidadãos – e membro do conselho fundador do Creative Commons, que criou um conjunto de licenças para que se possa compartilhar qualquer tipo de produção intelectual de forma livre e gratuita na internet. Ele foi citado pela revista The New Yorker como "o pensador mais importante sobre propriedade intelectual na era da internet".

Além de Lessig, a mesa de abertura será composta pelo presidente e pelo vice-presidente da Corte Eleitoral, ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, respectivamente, além da secretária-geral da Presidência do Tribunal, Aline Osorio.

Na sequência, acontecerá a conferência magna do encontro, com o tema “A emergência da desordem informacional: tendências, lições e perguntas remanescentes”. A exposição será feita pela cofundadora e diretora executiva da First Draft, Claire Wardle. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, será o moderador.

Das 11h às 12h30 (horário de Brasília), ocorrerá a primeira mesa do seminário, sobre o tema “Como se estruturam as campanhas de desinformação”, com a codiretora da Partnership for Countering Influence Operations, Carnegie Endowment for International Peace, Alicia Wainless; a repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo, Patrícia Campos Mello; e o fundador e presidente da ONG SaferNet Brasil, Thiago Tavares, além de outros convidados. A moderadora será a secretária-geral do TSE, Aline Osorio.

A segunda mesa de debates, prevista para às 14h (horário de Brasília), trará o tema “Como enfrentar a desinformação eleitoral?”, com participação da pesquisadora associada do Digital Forensics Research Lab (DFRLab) Luiza Bandeira; do diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP), Marco Ruediger; e do editor do Estadão Verifica e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Daniel Bramatti, entre outros.

Em seguida, a mesa 3 abordará a temática “Respostas de Organismos Eleitorais à Desinformação Eleitoral”. Participarão desse debate a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, Diana Atamaint; o conselheiro presidente do Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México, Lorenzo Córdova Vianello; e a especialista global em redes sociais e desinformação do International Foundation for Electoral Systems (IFES), Lisa Repell. A mesa terá moderação do ministro do TSE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE), Carlos Horbach.

Por fim, o encerramento do seminário será às 16h30 (horário de Brasília), com a mesa “Respostas das Redes Sociais à Desinformação Eleitoral”. Participarão do debate a diretora de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas para as Américas e Mercados Emergentes do YouTube/Google, Alexandra Veitch; o diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Affonso; a vice-presidente de Políticas Públicas para as Américas do Twitter, Jessica Herrera-Flanigan; o vice-presidente de Políticas Públicas do Facebook, Neil Potts; e o head do WhatsApp, Will Cathcart, além de outros. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, também atuará como moderador dessa discussão.

O II Seminário Internacional Desinformação e Eleições – Disinformation and Elections tem como principais objetivos reunir dados, compartilhar experiências, colher sugestões e enriquecer o conhecimento geral sobre medidas viáveis de enfrentamento das notícias falsas.

Ao final dos debates, pretende-se atribuir ao evento a condição de fonte de estudos. Além disso, as propostas que surgirem no encontro serão encaminhadas à Justiça Eleitoral e ao Congresso Nacional.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido