É boato que hackers russos avisaram o Exército brasileiro sobre fraude no primeiro turno
Mensagem de áudio engana ao dizer que militares agiram após serem avisados de fraude pelos russos

Circulou nos aplicativos de mensagens um áudio em que um homem afirma que durante a totalização de votos no primeiro turno das Eleições 2022, a inteligência russa comunicou o Exército brasileiro sobre um suposto esquema de fraude para beneficiar um dos candidatos a presidente da República. De acordo com a mensagem enganosa, os militares, então, teriam feito uma intervenção na votação.
Fato ou Boato?
Diante da afirmação, o Ministério da Defesa esclareceu que a informação é falsa.
O Tribunal Superior Eleitoral também esclarece que as afirmações são inverídicas, uma vez que o sistema de totalização é lacrado e assinado digitalmente por diversas entidades fiscalizadoras, incluindo partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Polícia Federal. Além disso, não é possível manipular o resultado do pleito, uma vez que o resultado de cada seção é divulgado com o encerramento da eleição, pela própria urna eletrônica, que emite o Boletim de Urna.
É importante destacar, ainda, que a sala da totalização é um espaço onde ficam técnicos da Justiça Eleitoral que prestam suporte aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) durante o processo de totalização dos votos. O local é aberto para representantes das entidades fiscalizadoras.
A Justiça Eleitoral reafirma seu compromisso com a democracia, a transparência e a garantia da lisura na realização das eleições, inclusive com o combate à desinformação, recomendando sempre que os eleitores façam a checagem das informações recebidas e, em caso de Fake News, não repassarem adiante.