No TRE-AC, Ministro Reynaldo da Fonseca fala sobre “Princípio Constitucional da Fraternidade: Por um sistema de justiça eficiente e célere”

Evento foi realizado pela Escola do Judiciário do Acre

Evento foi realizado pela Escola do Judiciário do Acre

Em evento da Escola do Judiciário do Acre, realizado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, na última sexta-feira, 26, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, falou sobre “Princípio Constitucional da Fraternidade: Por um sistema de justiça eficiente e célere”.

O Presidente do TRE-AC, Desembargador Francisco Djalma, participou do encontro juntamente com demais membros da Corte Eleitoral: Juíza Federal Carolynne Macêdo; e os Juízes Felipe Souza e Roberto Almeida.

O artigo 1º da Declaração Universal de Direitos Humanos preconiza que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Nesse sentido, “devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

O princípio da fraternidade é uma categoria jurídica que visa à harmonização dos conflitos entre direitos fundamentais. Assim, assume a possibilidade de propiciar o equilíbrio entre os direitos individuais e os direitos coletivos, conduzindo à integração entre o “eu” e o “outro”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido