TRE-AC participa do Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário

Evento acontece nos dias 18 e 19, em Porto Alegre

Evento acontece nos dias 18 e 19, em Porto Alegre

Acontece nesta segunda e terça-feira, 18 e 19, em Porto Alegre (RS), o 3º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (III FestLabs). O evento reúne mais de 400 magistrados e servidores que atuam nas áreas de inovação de Tribunais e outros órgãos da Justiça brasileira. 

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre está representado no evento pela Juíza Auxiliar da Presidência, Louise Kristina; e pelas servidoras Rose Jocely e Renata Maia. Com o tema "Inteligências para a Inovação", o encontro explora três eixos essenciais: a inteligência humana, a artificial e a colaborativa. O objetivo é trocar experiências e formar parcerias para o desenvolvimento de uma Política de Gestão da Inovação na Justiça brasileira. Hoje, os laboratórios estão presentes em 90 tribunais e órgãos do Judiciário.

A realização do 3º FestLabs é uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), o Tribunal de Justiça do RS (TJ/RS), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE/RS), o Tribunal de Justiça Militar do RS (TJM/RS) e a Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JF/RS), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A solenidade de abertura teve a participação da ministra Maria Helena Mallmann, representando a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, da presidente do TJ/RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira,  da conselheira do CNJ e desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, do presidente do TRF-4, desembargador Fernando Quadros da Silva, do presidente em exercício do TRE-RS, desembargador Voltaire Lima de Moraes, do presidente do TJM/RS, desembargador Amílcar Macedo, e da diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, juíza federal Carla Evelise Justino Hendges.

Inovação para o bem

Uma das palestras de destaque do dia foi ministrada por Grazi Mendes, executiva na área de tecnologia. Ela é head de Diversidade, Equidade e Inclusão na empresa ThoughtWorks, colunista da revista MIT Sloan Review Brasil e professora na Fundação Dom Cabral. 

A tecnologia está diretamente ligada à evolução. Mas, advertiu Grazi, ela não é neutra, e sim criada por pessoas, podendo reproduzir as limitações e os preconceitos do ser humano. Ela citou alguns exemplos de tecnologias com inteligência artificial que, mal programadas, acabaram reproduzindo discriminações a negros e mulheres. 

A executiva afirmou que a tecnologia tem que ser pensada para o bem: acabar com a fome, melhorar as relações de trabalho, gerar mais empregos, entre outras transformações. Nessa ponte para o futuro, Grazi disse que são fundamentais os sonhos, a imaginação sem limites e a criatividade. Além disso, sublinhou a convidada, trabalhar com times heterogêneos é essencial, pois pessoas com visões e vivências diferentes geram discussões mais produtivas. “A gente só aprende na diversidade”, concluiu.

A Juíza Auxiliar da Presidência do TER-AC falou da importância de estar atentos às inovações. “Atuamos com processo eletrônico, atendimento virtual, inteligência artificial, dentre outras ferramentas tecnológicas que aprimoram nossos serviços. É muito engrandecedor ter a oportunidade de, em eventos como esse, conhecer novas tecnologias e projetos para desenvolvermos em nosso Tribunal”, disse Louise Kristina.

Com informações do TRT da 4ª Região (RS)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido