TRE-AC celebra Dia das Mães com bate-papo especial
Especialistas trouxeram contribuições valiosas sobre autoestima, cuidado pessoal e bem-estar

Em comemoração ao Dia das Mães, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) promoveu, na manhã desta sexta-feira (9), no plenário, o bate-papo especial “Estilo que inspira: moda, identidade e organização com afeto”. O evento, transmitido ao vivo pelo canal oficial do TRE no YouTube, reuniu servidoras, servidores, magistradas e convidados em um momento de acolhimento e reflexão.
A programação contou com a presença de duas especialistas: a consultora de imagem e estilo, Isabela Morais, e a personal organizer, Elica Maia. Ambas trouxeram contribuições valiosas sobre autoestima, cuidado pessoal e bem-estar, especialmente voltadas às mães que, muitas vezes, colocam suas necessidades em segundo plano.
A abertura do evento contou com a exibição de um vídeo produzido pelo Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, em homenagem às mães, que por motivos de viagem esteve ausente, mas deixou um recado reforçando a importância da data e do reconhecimento do papel materno na sociedade e na vida de cada um.
A Juíza Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Isabelle Sacramento, compartilhou um depoimento emocionado sobre as experiências e desafios da maternidade. "A gente que é mãe ocupa tantos papéis: trabalha, estuda, cuida da casa, cuida do marido… Mas, quando chegamos em casa, e ouvimos 'mãe, você chegou?', tudo isso se dissolve. É a maior bênção que Deus nos deu", disse, emocionada.
O Diretor-Geral do TRE-AC, Francisco Valentim, também prestou uma homenagem às mães presentes, destacando o papel insubstituível da figura materna. Emocionado, ele relatou a recente perda da mãe e agradeceu à companheira, Mari, que cuidou dela com dedicação nos últimos dias de vida. "Se existe um ser insubstituível, esse ser é a mãe", afirmou.
Durante o bate-papo, Elica Maia abordou os benefícios da organização no ambiente doméstico e sua influência direta na saúde mental. "A desorganização pode gerar estresse, ansiedade e sensação de sobrecarga. Organizar um cômodo por setor, praticar o desapego e tornar os espaços funcionais são estratégias que trazem mais clareza e tranquilidade para o dia a dia", explicou.
Já Isabela Morais ressaltou a importância da imagem pessoal como parte do autoconhecimento e da valorização individual. "Antes de sermos mães ou esposas, somos mulheres. Muitas vezes esquecemos de olhar com carinho para nós mesmas. Encontrar seu estilo pessoal ajuda a economizar tempo, comprar com mais consciência e elevar a autoestima", destacou. Ela também apresentou os sete estilos universais: casual, elegante, tradicional, sexy, dramático, romântico e criativo – como ferramentas de expressão da identidade.
O evento foi encerrado com a exposição de um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) que reuniu fotos de servidores e servidoras com suas mães e seus filhos e uma frase que representa esse amor. Em seguida houve o sorteio de brindes destinado às mães.