Pessoas com deficiência podem pedir transferência para seção eleitoral com acessibilidade

Prazo para mudança vai até 8 de maio. No dia seguinte, o cadastro eleitoral será fechado

Prazo para mudança vai até 8 de maio. No dia seguinte, o cadastro eleitoral será fechado

A Justiça Eleitoral reforça seu compromisso com a inclusão ao possibilitar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem a troca do local de votação para seções com acessibilidade. Essa medida visa garantir que todos os cidadãos tenham a oportunidade de exercer seu direito ao voto com segurança e autonomia.

Um exemplo dessa iniciativa é Roseni Cavalcante, 66 anos, pessoa com deficiência física, que procurou o mutirão de atendimento ao eleitor, no Ginásio do SESC. Para ele e tantos outros eleitores com necessidades especiais, encontrar locais de votação adaptados é fundamental para garantir uma experiência eleitoral sem obstáculos.

As seções com acessibilidade são especificamente designadas para proporcionar acesso facilitado a todos os eleitores, independentemente de suas limitações físicas. Isso significa que esses locais são cuidadosamente planejados e equipados para garantir que não haja barreiras arquitetônicas, como piso irregular, escadas íngremes ou falta de rampas.

“Agradeço à Justiça Eleitoral por reconhecer a importância da acessibilidade nas eleições e por tomar medidas concretas para garantir que pessoas com deficiência como eu possam exercer seu direito ao voto de forma igual. Deixo um recado: Se apressem para que possam votar nas eleições de outubro. E outra, o título de eleitor é um documento necessário exigido no banco, por exemplo”, disse, empolgado, Roseni Cavalcante. 

Com a aproximação do pleito, é essencial que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida estejam cientes de seus direitos e busquem os recursos disponíveis para garantir uma experiência eleitoral acessível. Afinal, a verdadeira democracia só pode ser alcançada quando todos têm voz e vez nas decisões que moldam o futuro de nosso país. A transferência para seção com acessibilidade pode ser feita até 8 de maio.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido