TRE-AC celebra 50 anos com sessão solene e homenageia personalidades que fortalecem a democracia
Evento histórico reúne autoridades, reconhece trajetórias e projeta um futuro de mais inclusão, inovação e cidadania

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) escreveu, nesta sexta-feira (1º), uma das páginas mais memoráveis de sua história. Em uma sessão solene marcada por emoção e reconhecimento, a Corte Eleitoral celebrou seus 50 anos de instalação homenageando autoridades, instituições e personalidades que ajudaram a consolidar a Justiça Eleitoral como pilar da democracia no Acre e no Brasil.
Conduzida pelo Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, e pela Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral, Desembargadora Waldirene Cordeiro, a cerimônia reuniu representantes dos três Poderes, magistrados, servidores e membros da sociedade civil.
“Hoje, meio século depois da instalação deste Tribunal, celebramos uma trajetória marcada por desafios, conquistas e, sobretudo, por um esforço permanente de garantir o direito de todos e todas à participação política livre, consciente e responsável. Este jubileu de ouro é um reconhecimento coletivo. Um trabalho silencioso, mas essencial, que chega aos rincões mais distantes da Amazônia, às aldeias indígenas e às comunidades isoladas, levando cidadania e fortalecendo a democracia”, destacou o Presidente Júnior Alberto.
Aos homenageados, o Desembargador prestou seus agradecimentos. “Que esta honraria sirva como reflexo do respeito e admiração da sociedade acreana pelos que fazem da democracia uma prática cotidiana – seja nas urnas; nas salas de aulas; nas instituições públicas, nos movimentos sociais ou em qualquer espaço de promoção da cidadania”, disse.
Ele ainda reforçou: “Embora celebremos hoje 50 anos de história, o Tribunal não se detém no passado. Temos os olhos voltados para o futuro: um futuro de mais inclusão, mais diálogo, mais responsabilidade institucional e mais sensibilidade social”.
A Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral, Desembargadora Waldirene Cordeiro, fez questão de lembrar que a história do TRE-AC é também a história da própria resiliência democrática do Acre.
“Celebramos os 50 anos de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre como órgão autônomo, mas nossa história é ainda mais antiga. Ela remonta ao tempo do antigo Território do Acre, quando, mesmo com todas as limitações, a Justiça Eleitoral resistia. Hoje, somos referência de seriedade, técnica e compromisso com o Estado Democrático de Direito. Esta Medalha do Mérito reconhece não apenas autoridades, mas também o servidor Edcley, que simboliza todos os servidores que sustentam, com dedicação diária, a engrenagem silenciosa da Justiça Eleitoral. É a prova de que instituições sólidas se fazem com pessoas vocacionadas”, disse, emocionando os presentes.
O evento foi marcado por discursos que ressaltaram a relevância institucional da Justiça Eleitoral. Em sua fala, o Governador Gladson Cameli destacou a dimensão democrática da celebração
“Comemorar os 50 anos do TRE-AC é celebrar a própria essência da democracia. É reconhecer cada cidadão, seja negro, branco, indígena, mulher, homem ou qualquer pessoa que tem a dignidade de decidir os rumos da nossa nação. Participei de diversos pleitos e posso afirmar: a Justiça Eleitoral do Acre é exemplo de transparência, eficiência e legalidade. Receber esta medalha é uma honra que dedico ao povo acreano”, destacou o Governador do Acre.
Já o Presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Deputado Nicolau Júnior, destacou o papel transformador da instituição mesmo nos locais mais isolados.
“Como parlamentar que percorre comunidades como Foz do Breu, Restauração e Icuriã, sei o quanto o TRE-AC supera desafios para garantir cidadania a quem está distante. É por isso que digo com convicção: nosso sistema eleitoral é um dos mais modernos e seguros do mundo. É para frente que se anda. Parabéns ao TRE-AC pelos seus 50 anos”, enfatizou.
A Desembargadora Regina Ferrari relembrou um dos maiores legados da instituição. “O e-Título nasceu aqui, neste Tribunal. Uma inovação que rompeu fronteiras, que hoje serve milhões de eleitores em todo o Brasil. Isso prova que ideias transformadoras podem surgir de qualquer lugar, quando há visão e compromisso com o serviço público”, disse a ex-presidente do TRE-AC, destacando que não há discurso de ódio que vá desconstruir os resultados de uma urna eletrônica.
Instituída pela Resolução nº 62/2000, A Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Acre, é destinada a galardoar as pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído, por seus méritos ou relevantes serviços, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral, bem como personalidades de reconhecida categoria científica, cultural ou profissional. Confira, abaixo, os homenageados:
- Gladson Cameli, Governador do Estado do Acre;
- Nicolau Júnior, Presidente da Assembleia Legislativa do Acre;
- Tião Bocalom, Prefeito de Rio Branco;
- Desembargador Francisco Djalma, ex-Presidente do TRE-AC (biênio 2021-2023);
- Coronel Fábio Roberto Santos Alcântara, Comandante do 4º BIS;
- Rodrigo Aiache Cordeiro, Presidente da OAB/AC;
- Henzio Albuquerque, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal;
- José Henrique Maciel Ferreira, Delegado-Geral da Polícia Civil;
- Charles da Silva Santos – Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros
- Danilo Lovisaro do Nascimento, Procurador-Geral de Justiça;
- Juliana Marques Cordeiro, Defensora Pública-Geral do Estado;
- Clendes Vilas Boas, Superintendente da RBTrans;
- Geraldo Amaral Fonseca, Juiz Federal (membro da Corte – biênio 2020-2022);
- Maha Kouzi Manasfi e Manasfi, Juíza de Direito (membra da Corte – biênio 2021-2023);
- Marcos Thadeu Matias Mamed, Juiz de Direito (membro da Corte – biênio 2021-2023);
- Felipe Henrique de Souza, Advogado (membro da Corte – biênio 2023-2025);
- Fernando Nóbrega da Silva, Juiz de Direito (membro da Corte – biênio 2023-2025);
- Edcley da Silva Firmino, servidor da Justiça Eleitoral;
- Marcos Antônio Carneiro Lameira, Diretor-Superintendente do Sebrae/AC;
- Leandro Domingos Teixeira Pinto, Presidente da Fecomércio/AC;
- Ricardo Xavier, Superintendente da Energisa Acre;
- Adem Araújo, Sócio-Proprietário do Grupo Arasuper;
- Fábio Ricardo Leite, Presidente do Conselho Administrativo da Uninorte;
- Renato Barcelo Leite, Reitor da Uninorte.
O evento contou ainda com a execução do hino nacional e acreano sob a condução da experiente Yvana Pacífico; do Coral Vozes do Povo, juntamente com os coristas do Conservatório Musical do Vale do Juruá; a apresentação musical da Banda da Polícia Militar do Acre, sob a regência do Capitão Everaldo, e a participação de servidores e magistrados, reafirmando o papel do TRE-AC como instituição sólida, transparente e comprometida com a democracia no Acre.