Com avanços expressivos, TRE-AC reforça estratégias na reta final do Prêmio CNJ de Qualidade
Gestão estratégica e inovação posicionam o tribunal na disputa pelo selo ouro e aproximam a Justiça Eleitoral acreana dos tribunais de referência nacional

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) avança de forma estratégica na busca por excelência e inovação. O Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, conduziu reuniões técnicas, ontem, 30, e nesta quinta-feira, 31, com a Juíza-Auxiliar da Presidência, Louise Santana; a servidora Lidiane Pires, do Núcleo do Laboratório de Inovação e Gestão da Qualidade (NULAB); o Diretor-Geral, Valentim Maia; e o servidor da Assessoria de Planejamento (ASPLAN), Rafael Marinho.
O objetivo foi realizar o monitoramento detalhado dos indicadores do Prêmio CNJ de Qualidade 2025, cuja apuração se encerra nesta quinta-feira. As reuniões fazem parte de uma agenda integrada do Gabinete da Presidência com o NULAB e a ASPLAN, consolidando a atuação do TRE-AC como uma instituição focada em resultados, inovação e melhoria contínua.
“Segundo dados preliminares, já alcançamos 92,25% da pontuação máxima, o que nos gera a expectativa de obtenção do selo ouro. Estamos aguardando os resultados dos recursos no Ranking da Transparência e no iGovTIC-JUD, que podem elevar nossa pontuação. Para se chegar ao desempenho máximo é necessária a pontuação de 95%, que garante a obtenção do selo diamante. No eixo da produtividade, neste ano de 2025, estamos lado a lado com tribunais de referência nacional, como os TREs de Mato Grosso do Sul e do Amapá”, destacou o Presidente Júnior Alberto.
Gestão orientada por resultados
A atual gestão do TRE-AC tem como premissa a implementação de práticas de governança e inovação que impactam diretamente a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. O alinhamento realizado nos últimos dois dias envolveu a análise de indicadores críticos e a consolidação das evidências documentais exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Rumo à excelência
Nos últimos dois anos, o TRE-AC conquistou o selo prata no Prêmio CNJ de Qualidade. Agora, com um desempenho histórico, o tribunal está muito próximo de atingir um patamar inédito e consolidar-se entre os tribunais mais bem avaliados do país.
O Prêmio CNJ de Qualidade é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça que reconhece os tribunais com melhor desempenho em gestão, celeridade, inovação e transparência. A edição de 2025 está regulamentada pela Portaria CNJ nº 411, de 2 de dezembro de 2024, que estabelece os critérios e formas de pontuação.
Com planejamento estratégico, integração entre as áreas e foco em resultados, a Justiça Eleitoral acreana dá mais um passo firme para transformar excelência em realidade.