Posse histórica no TRE-AC marca início de composição majoritariamente feminina na Corte Eleitoral
Solenidade de posse das Juízas Lilian Deise e Rogéria Mesquita simboliza avanço na equidade de gênero no Judiciário

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) protagonizou, nesta sexta-feira (18), um marco inédito em sua história institucional: pela primeira vez, a Corte Eleitoral acreana passa a contar com maioria feminina em sua composição. O feito foi oficializado durante a solenidade de posse das Juízas Lilian Deise Braga Paiva e Rogéria José Epaminondas Mesquita como Membras Efetivas da Classe de Juiz de Direito para o biênio 2025-2027. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.
Além das recém-empossadas, integram a atual composição feminina da Corte a Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral, Desembargadora Waldirene Cordeiro, a Juíza Federal Luzia Farias e a Membra Substituta Kelley de Oliveira. Um marco que transcende a representatividade e simboliza o avanço da equidade de gênero nos espaços institucionais de poder.
Compuseram a mesa de honra, o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto; a Vice-presidente e Corregedora Eleitoral, Desa. Waldirene Cordeiro; a Juíza Federal, Luzia Farias; o Procurador Regional Eleitoral Substituto, Doutor Vítor Hugo Teodoro; Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre – Desembargador Laudivon Nogueira; o Procurador-Adjunto do Estado em exercício Leonardo Cesário Rosa; o Procuradora-Geral do Ministério Público do Estado do Acre, Danilo Lovisaro; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, Rodrigo Aiache Cordeiro; o Deputado Estadual André Vale. Os Juízes Hilário de Castro Melo Júnior e Kelley Oliveira participaram remotamente.
“Neste momento de renovação, o Tribunal se reveste da experiência de duas juízas que chegam com a bagagem do conhecimento prático, do zelo funcional e da sensibilidade própria de quem já conhece profundamente os desafios da Justiça Eleitoral”, destacou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.
A Vice-Presidente e Corregedora, Desembargadora Waldirene Cordeiro, deu as boas-vindas às novas integrantes com um discurso marcado por reconhecimento e emoção. “Essa composição majoritariamente feminina representa a sociedade que defendemos. Estamos ocupando, com firmeza, os espaços que merecemos”, declarou. A magistrada também ressaltou as trajetórias das empossadas, destacando a notável experiência e firmeza técnica nas etapas do processo eleitoral da Juíza Lilian Deise e a sólida atuação da Juíza Rogéria Mesquita em diversas Zonas Eleitorais.
Em sua fala, a Juíza Lilian Deise agradeceu a Deus, à família e ao Tribunal de Justiça do Acre pela escolha. “Estou na missão de distribuir justiça desde 2001. Esta nova etapa é de grande responsabilidade e espero contribuir para a legitimidade do processo eleitoral com ética, boa fé e técnica jurídica”, disse.
A Juíza Rogéria Mesquita, por sua vez, reafirmou seu compromisso com o trabalho da Justiça Eleitoral. “A Justiça Eleitoral é pronta, ela funciona. Entrego meus próximos dois anos com muito amor e dedicação ao trabalho do TRE e à cidadania do nosso Estado. Que nosso eleitor tenha certeza de que estaremos prontos a zelar por sua voz e seu voto”, destacou.
A solenidade contou com discursos de autoridades que reforçaram o significado histórico da nova composição da Corte. O Presidente da OAB/Seccional Acre, Rodrigo Cordeiro, traçou uma linha do tempo da participação feminina no Direito e ressaltou que “as mulheres pertencem a todos os lugares onde decisões são tomadas”, citando Ruth Bader Ginsburg. Ele também sublinhou que, embora o Judiciário tenha avançado, os dados revelam que ainda há muito a conquistar em termos de paridade.
O Deputado Estadual André Vale também se manifestou, chamando atenção para o baixo número de mulheres no Legislativo estadual e municipal. “Que essa representatividade no Judiciário inspire mudanças em outras esferas do poder”, disse.
O Procurador-Adjunto do Estado do Acre, Leonardo Cesário, valorizou a atuação da Justiça Eleitoral como pilar da democracia e destacou o preparo das magistradas. “A presença de Vossas Excelências nesta Corte inspira confiança. Seus julgamentos contribuirão para a paz social e para a preservação da legalidade democrática”, afirmou.
Em tom de respeito e admiração, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Desembargador Laudivon Nogueira, declarou: “A história de Vossas Excelências é marcada por inteligência, serenidade e respeito à Constituição. Tenho plena certeza de que essa atuação nesta Corte será exemplo de equilíbrio e diálogo”, garantiu.
O momento simbólico da posse simultânea das duas magistradas foi o destaque do dia. O Presidente do TRE-AC concluiu sua fala reforçando a importância do feito: “Este Tribunal orgulha-se de ser espelho da transformação que desejamos para a Justiça e para o país. Que esta composição plural seja também símbolo de decisões mais humanas e de uma escuta institucional mais sensível. Que inspire meninas, mulheres e jovens a trilhar o caminho da magistratura e do serviço público”, destacou.
Prestigiaram o evento os Desembargadores Francisco Djalma, Samoel Evangelista, Raimundo Nonato, Roberto Barros, Luiz Camolez Regina Ferrari, Adair Longuini e Pedro Ranzi, além de demais autoridades do judiciário, forças de segurança, e familiares.
Com o ingresso das juízas Lilian Deise e Rogéria Mesquita, o TRE-AC reforça sua composição com excelência técnica, e também se posiciona na vanguarda do Judiciário brasileiro no que diz respeito à equidade de gênero e ao fortalecimento da democracia representativa.