TRE-AC amplia campanha de enfrentamento à violência doméstica e alerta: violência não é só física
Nova fase da campanha “Você Não Está Sozinha – Informação é Proteção” orienta sobre os diversos tipos de violência contra a mulher

Como parte da campanha permanente “Você Não Está Sozinha – Informação é Proteção”, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) lança mais um alerta importante à sociedade: violência doméstica não é apenas física. O novo material da campanha, divulgado nos canais oficiais do Tribunal, reforça que outras formas de violência — muitas vezes naturalizadas ou invisibilizadas — também precisam ser reconhecidas e enfrentadas.
A ação educativa destaca cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha:
- Psicológica: insultos, chantagens, intimidação e controle
- Moral: calúnia, difamação, exposição vexatória
- Sexual: forçar relações ou impedir uso de contraceptivos
- Patrimonial: destruição de bens, retenção de salário ou controle financeiro
- Física: agressões corporais de qualquer natureza
Reconhecer é o primeiro passo
A proposta da campanha é fazer com que mulheres, colegas de trabalho, familiares e a própria sociedade possam identificar situações de violência além das agressões físicas, rompendo o silêncio e buscando apoio.
“A dor não precisa ser visível para ser grave. Muitas mulheres sofrem caladas, especialmente quando a violência é psicológica ou moral. Nosso papel institucional é justamente dar visibilidade a essas realidades e oferecer suporte seguro e sigiloso”, afirma a Juíza Federal Luzia Faria, membra da Corte e Ouvidora da Mulher do TRE-AC.
Canais de acolhimento e denúncia
O TRE-AC disponibiliza um canal exclusivo para acolhimento, orientação e encaminhamento de denúncias: ouvidoriadamulher@tre-ac.jus.br
Além disso, mulheres podem procurar apoio nos canais nacionais: Central de Atendimento à Mulher – Disque 180; e Emergência – Disque 190.