TRE-AC avança na gestão orçamentária e financeira em 2025
Painéis de BI, atualização em tempo real e otimização contratual impulsionam desempenho institucional

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) tem se destacado, ao longo de 2025, pelo aprimoramento da sua gestão orçamentária e financeira. Dados atualizados evidenciam a evolução dos indicadores de empenho, liquidação e pagamento, posicionando a Corte Eleitoral acreana em patamar intermediário entre os tribunais do país — com tendência de crescimento sustentado.
A conquista se deve a uma combinação de fatores estratégicos, entre eles a idealização e implementação do Painel BI de Execução Orçamentária e Financeira, ferramenta desenvolvida pela área de Business Intelligence (BI) da instituição. Integrado diretamente ao SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira), o painel permite o monitoramento em tempo real dos dados orçamentários, proporcionando análises precisas, maior controle da execução e agilidade na tomada de decisões.
Além disso, o impulso nas contratações de materiais e serviços e a renovação célere dos contratos contínuos contribuíram decisivamente para o bom desempenho. A melhoria na governança administrativa é refletida na resposta eficiente às demandas institucionais e no uso racional dos recursos públicos.
“O painel oferece um panorama preciso da utilização orçamentária, detalhando cada etapa do processo financeiro, do empenho à quitação. Com ele, é possível analisar a eficiência da gestão dos recursos públicos, identificar eventuais sobras ou subutilizações e propor melhorias para a alocação orçamentária”, destacou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.
Com foco na transparência, inovação e eficiência, o TRE-AC reforça seu compromisso com a boa gestão pública, contribuindo para o fortalecimento institucional e para a consolidação de uma Justiça Eleitoral cada vez mais moderna, estratégica e conectada com as boas práticas de governança.