TRE-AC reforça canais de denúncia e acolhimento a mulheres em situação de violência
Campanha “Você Não Está Sozinha – Informação é Proteção” busca prevenir e enfrentar a violência doméstica no ambiente institucional

Com o compromisso de promover um ambiente seguro, acolhedor e livre de violências para magistradas, servidoras, estagiárias, colaboradoras e demais integrantes da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) está intensificando a divulgação da campanha “Você Não Está Sozinha – Informação é Proteção”. A iniciativa integra a Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal e está fundamentada na Portaria nº 195/2024, no Protocolo Integrado do CNJ.
A campanha tem como foco o acolhimento, a escuta ativa e a orientação de mulheres que estejam em situação de risco, além de fomentar a cultura institucional de respeito, equidade de gênero e proteção integral à dignidade da pessoa humana.
Canais de denúncia e proteção
O TRE-AC disponibiliza, por meio da Ouvidoria da Mulher, um canal exclusivo e sigiloso para o recebimento de denúncias, relatos e pedidos de orientação: ouvidoriadamulher@tre-ac.jus.br
Além disso, estão disponíveis os canais nacionais: Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) e Emergência (Disque 190).
A Juíza Federal Luzia Faria, Membra da Corte Eleitoral e atual Ouvidora da Mulher do TRE-AC, destaca que o acesso à informação é uma ferramenta essencial de proteção.
“É dever da Justiça Eleitoral garantir um ambiente institucional onde todas se sintam seguras, respeitadas e amparadas. Quando dizemos que ‘você não está sozinha’, é porque temos compromisso com o cuidado e a ação”, destacou a magistrada.
Denunciar é um ato de coragem. O sigilo é garantido
A campanha continuará sendo divulgada em ações internas, redes sociais e nos canais institucionais do Tribunal, como parte do esforço permanente em defesa da vida, do respeito e da justiça.