Presidente do TRE-AC recebe visita institucional do Deputado Gilberto Lira
Encontro destacou campanha de biometria, ações pelos 50 anos do Tribunal e iniciativas voltadas à cidadania indígena

Na manhã desta segunda-feira, 12, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, recebeu em seu gabinete a visita institucional do Deputado Estadual Gilberto Lira, acompanhado de seus assessores. Participaram também do encontro o Diretor-Geral do TRE-AC, Francisco Valentim Maia, e o Assessor da Presidência, Francisco Nascimento.
Durante a reunião, o Presidente destacou a campanha de incentivo ao cadastramento biométrico, ressaltando que 7,38% do eleitorado acreano ainda não possui registro biométrico — um número que remonta ao período da pandemia. A iniciativa é parte dos esforços da Justiça Eleitoral para garantir mais segurança, agilidade e integridade no processo eleitoral.
"Em 2025, o TRE-AC completa 50 anos de história e compromisso com a democracia. Nosso foco é ampliar o acesso à Justiça Eleitoral e garantir que ninguém fique de fora do processo democrático. A campanha da biometria e as ações em comunidades indígenas refletem esse esforço permanente de inclusão, transparência e fortalecimento da cidadania”, enfatizou o Presidente do TRE-AC.
O encontro também foi uma oportunidade para apresentar ao parlamentar as ações em andamento pelo cinquentenário do TRE-AC, comemorado em 2025. Como parte da programação comemorativa, o Tribunal tem realizado uma série de iniciativas voltadas ao fortalecimento da cidadania, com ênfase no acesso à Justiça Eleitoral por comunidades tradicionais e povos originários.
Dentre essas ações, destacam-se as audiências públicas e sessões da Corte Eleitoral realizadas nas Aldeias Jatobá, em Assis Brasil, e Morada Nova, em Feijó. As iniciativas têm promovido o diálogo direto com os povos indígenas, ampliando o acesso à informação, à justiça e ao exercício da cidadania.
Para o Deputado Gilberto Lira, a visita reforça o compromisso com o fortalecimento da democracia e o respeito à diversidade cultural do Acre. “Parabenizo o TRE pelas ações de interiorização e inclusão, especialmente junto às populações indígenas. Estamos à disposição para colaborar com essas importantes iniciativas”, disse.
O TRE-AC continua oferecendo atendimento em todas as zonas eleitorais do estado, e reforça o chamado para que eleitoras e eleitores regularizem sua situação e participem ativamente do processo democrático nas eleições de 2026.