Presidente do TRE-AC acompanha carga e lacre das urnas para a eleição de juíz(a) de paz
Eleição será realizada no dia 30 de novembro e serão preparadas 471 urnas eletrônicas

O Acre viverá, no próximo dia 30 de novembro, um marco histórico: a primeira eleição do país para juízas e juízes de paz escolhidos diretamente pela população, por meio do voto secreto. A iniciativa pioneira cumpre integralmente a previsão da Constituição Federal de 1988, que estabelece que a Justiça de Paz deve ser composta por cidadãs e cidadãos eleitos para mandatos de quatro anos, responsáveis por celebrar casamentos, analisar habilitações matrimoniais e atuar em conciliações, sempre sem caráter jurisdicional. É a sociedade acreana assumindo o papel central na formação da Justiça de Paz em todos os seus municípios.
Para garantir a transparência e a segurança do processo, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre atua em parceria com o Tribunal de Justiça na utilização das urnas eletrônicas. Essa colaboração envolve diversas etapas, desde o registro das candidaturas e a organização dos eleitores por seção, até o treinamento de mesários, a execução da carga e do lacre das urnas e o suporte técnico no dia da eleição.
Esta semana, iniciou a preparação das urnas eletrônicas. Das 471 urnas disponibilizadas para esta eleição, 349 serão utilizadas para votação e 122 permanecerão como contingência. Na quarta-feira, 12, foram preparadas 110 urnas destinadas ao município de Rio Branco, incluindo 19 de reserva. Nesta quinta-feira, 13, o trabalho avançou com a preparação das urnas de Porto Acre, Bujari, Capixaba, Santa Rosa, Senador Guiomard, Acrelândia e Plácido de Castro, em uma operação que seguirá pelos próximos dias até a conclusão das etapas em todo o estado.
A presidente do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro, acompanhou os trabalhos nesta quinta-feira, conferiu os procedimentos de segurança e realizou pessoalmente a carga e o lacre de uma das urnas. O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Edcley Firmino, esteve presente durante toda a atividade, monitorando as etapas e acompanhando a visita da presidente.
“Estamos realizando um processo histórico para o Acre e para o Brasil. A preparação das urnas reforça o nosso compromisso com a segurança, a transparência e a credibilidade desta eleição inédita. A Justiça Eleitoral trabalha para garantir que cada pessoa possa exercer seu direito de escolha com total confiança”, enfatizou a presidente do TRE-AC



