Justiça Eleitoral do Acre marca presença na I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário
Evento do CNJ reúne tribunais de todo o país para debater soluções inovadoras e práticas sustentáveis no âmbito da Justiça

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro, participa da I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste, realizada em João Pessoa (PB). O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reúne representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais, dos Tribunais de Justiça e das Justiças Federal e do Trabalho de 22 estados do país.
Na tarde desta quinta-feira, 16, a presidente do TRE acreano participou da cerimônia simbólica de plantio de árvores no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). A ação, que marcou a abertura do evento, tem o objetivo de compensar as emissões de gases do efeito estufa geradas durante as atividades, reforçando o compromisso do Poder Judiciário com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Também participa da programação a assessora da Assistência de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSAI) do TRE-AC, Renata Colaça, que representa o tribunal nas discussões técnicas e painéis voltados à sustentabilidade, acessibilidade e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).
A programação desta quinta-feira, 16, contempla, ainda, debate sobre o tema “Sustentabilidade 4.0: Inovação e Soluções Baseadas na Natureza” e uma audiência pública com apresentação de boas práticas de ESG no setor público, privado e terceiro setor.
A programação segue até sexta-feira (17), com painéis dedicados à troca de experiências entre os tribunais sobre temas como energias renováveis, reciclagem, descarbonização, acessibilidade e projetos de neutralização de carbono. Os Tribunais Regionais Eleitorais terão espaço reservado no último painel do evento, com apresentações sobre iniciativas sustentáveis adotadas em diferentes regiões do país.
A Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário é uma iniciativa do CNJ e está sendo realizada, pela primeira vez, na Região Nordeste, sob a coordenação do TRT da Paraíba (13ª Região), do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e da Justiça Federal, com apoio do Sicredi. O objetivo é fomentar a cultura da sustentabilidade, promover a integração entre os tribunais e fortalecer o compromisso do Judiciário brasileiro com a responsabilidade socioambiental.