Podcast Além do Voto: Desembargador Roberto Barros relembra bastidores da Justiça Eleitoral
Ex-presidente destaca decisões estratégicas que marcaram sua gestão no TRE-AC

O 8º episódio do podcast Além do Voto, série que celebra os 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), traz o ex-presidente, desembargador Roberto Barros, que comandou a instituição entre 2015 e 2017 e foi corregedor no biênio 2011–2013. Em tom direto, ele conta como decisões administrativas, planejamento e trabalho em equipe sustentaram entregas marcantes do período.
O desembargador Roberto Barros lembrou que a troca do antigo prédio — já comprometido — começou a ser desenhada quando era corregedor, com concurso para o anteprojeto e definição do layout. Ao assumir a presidência, encontrou a obra praticamente parada. A resposta foi objetiva: convocação da empresa, prazo, rescisão por inércia e nova licitação. “Saí com a obra em andamento, com nova empresa e recursos assegurados. O resultado é um prédio que se tornou referência, inclusive em acessibilidade”, disse.
Segundo o ex-presidente do TRE-AC, a eleição municipal de 2016 exigiu coordenação fina com forças de segurança e, em pontos específicos, apoio do Exército. Planejamento, reuniões de alinhamento e soluções de transporte — inclusive fluvial — garantiram a normalidade do pleito. “Na Justiça Eleitoral, o planejamento começa quando a eleição anterior termina”, destacou.
Durante o bate-papo, ele citou que o Regimento Interno foi construído de forma colaborativa com assessores, e a reorganização de pessoal (concurso, remoções e provimentos). “Tudo milimetricamente planejado: das urnas de contingência ao tempo de totalização”.
O desembargador Roberto Barros reafirmou a confiabilidade do sistema. “A urna é um divisor de águas. Da Zerésima ao Boletim de Urna, tudo é fiscalizado e testado por partidos, Ministério Público e auditorias paralelas. Avançamos com biometria e mantemos alta segurança”, enfatizou.
Ao resumir a sua gestão, ele escolheu “superação, união, perseverança e visão de futuro”. E completou: “O mais gratificante é olhar o prédio pronto, ver o regimento em vigor e ser recebido como em casa pelos servidores”, finalizou.
Assista ao 8º episódio do Podcast Além do Voto aqui .