TRE-AC participa do 16º Simulado Nacional de Hardware
Presidente, desembargadora Waldirene Cordeiro, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Lois Arruda, acompanham testes que asseguram transparência e segurança do pleito

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deu início, nesta terça-feira, 1º de outubro, ao 16º Simulado Nacional de Hardware, promovido em todos os regionais eleitorais do país. A presidente, desembargadora Waldirene Cordeiro, e o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Lois Arruda, acompanharam as atividades do primeiro dia da votação experimental, que seguirá na próxima sexta-feira, 3.
No Acre, os testes acontecem no depósito de urnas do TRE, abrangendo 88 equipamentos que serão utilizados nas Eleições Municipais de 2026. O procedimento conta com a participação de servidores e colaboradores previamente inscritos.
A presidente do TRE-AC destacou a relevância do simulado como parte essencial da preparação para o próximo pleito. “Este simulado é uma etapa fundamental da nossa preparação. Ao testarmos cada detalhe, estamos garantindo ao eleitor acreano que sua vontade expressa nas urnas será respeitada, com total segurança e confiabilidade. Nosso compromisso é com a transparência e com a democracia”, afirmou a desembargadora Waldirene Cordeiro.
O simulado tem como objetivo identificar e registrar possíveis falhas nas urnas eletrônicas, permitindo que ajustes técnicos sejam feitos a tempo do próximo pleito.
Para o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Lois Arruda, a iniciativa reforça o rigor técnico da Justiça Eleitoral. “O processo eleitoral exige rigor técnico e confiança social. A realização do simulado nos dá a certeza de que a Justiça Eleitoral está preparada para superar os desafios e entregar eleições seguras, ágeis e transparentes em todo o estado”, ressaltou.