Juíza Federal Luzia Farias toma posse como Membra Substituta do TRE-AC
Solenidade foi conduzida pela Presidente, Desembargadora Waldirene Cordeiro, na tarde desta terça-feira, 2

Na tarde desta terça-feira, 2, a Juíza Federal Luzia Farias da Silva Mendonça tomou posse como Membra Substituta da Classe de Juiz Federal do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) para o biênio 2025/2027. A solenidade ocorreu no gabinete da Presidência e foi conduzida pela Desembargadora Waldirene Oliveira da Cruz-Lima Cordeiro, Presidente da Corte.
Participaram do ato, os membros da Corte Eleitoral do Acre, Juiz Federal, Jair Facundes; Hilário de Castro Melo Júnior e Rogéria Epaminondas, além da Juíza-Auxiliar da Presidência, Isabelle Sacramento, e a Diretora-geral do Tribunal, Verônica Costa, que fez a leitura do Termo de Posse.
Em sua fala, a Presidente destacou a alegria em poder contar novamente com a magistrada, que encerrou em agosto seu mandato como titular na Corte, deixando um legado de comprometimento e dedicação. “É uma honra receber a Dra. Luzia nesta nova etapa. Sua experiência, dedicação e o excelente trabalho reafirmam o nosso compromisso com a paridade e a democracia”, afirmou a Desembargadora Waldirene Cordeiro. Desenvolvido, destacando que a magistrada continua à frente da Ouvidoria da Mulher.
A presença da Dra. Luzia Farias reforça a representatividade feminina na composição do TRE-AC, que tem buscado, de forma permanente, garantir equilíbrio e diversidade em sua atuação institucional. “Reafirmamos o nosso compromisso com a inclusão de vozes plurais no processo democrático, em consonância com a política nacional de incentivo à participação feminina no Poder Judiciário”, acrescentou a Desembargadora Waldirene Cordeiro.
Na oportunidade, a Juíza Federal, destacou a alegria em voltar a integrar a Corte Eleitoral do Acre. “A Justiça Eleitoral tem um papel essencial para a democracia, assegurando que a vontade do povo seja respeitada de forma transparente e legítima. Assumir novamente este compromisso é uma oportunidade de continuar colaborando com esse trabalho coletivo que impacta diretamente a vida da sociedade. É uma honra poder contribuir, sobretudo neste momento em que avançamos na busca pela paridade e pelo fortalecimento da participação feminina na Justiça”, disse.