TRE-AC celebra o Dia da Amazônia com espetáculo inspirado na cultura ribeirinha
Teatro integra programação dos 50 anos do TRE-AC e convida sociedade a refletir sobre a riqueza cultural ribeirinha.

Como parte da programação comemorativa dos 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), celebrados em 11 de agosto, e em alusão ao Dia da Amazônia, será apresentado no plenário do Tribunal, na próxima quinta-feira, 4, às 8h, o espetáculo teatral “Fiandeiro de Tempos”, do Coletivo Iluminar/AC.
A peça é um monólogo poético e sensorial que transporta o público para o cotidiano ribeirinho, revelando saberes, espiritualidade e modos de vida da população amazônica. Com músicas, rezas, benzeduras e o som tradicional do espanta cão, o espetáculo mergulha na memória coletiva acreana, resgatando histórias que correm como os rios da região.
O Coletivo Iluminar, responsável pela apresentação, dedica-se à preservação do patrimônio cultural imaterial amazônico por meio das artes cênicas. Seus trabalhos buscam dar visibilidade às narrativas e tradições dos povos ribeirinhos e seringueiros, evocando personagens folclóricos e memórias ligadas à economia da borracha.
“Fiandeiro de Tempos” é um convite a refletir sobre o encontro entre passado e presente, arte e sustentabilidade, reafirmando a Amazônia como território de resistência, criação e identidade cultural.