TRE-AC inicia curso de Português Jurídico e Redação Oficial com foco em linguagem simples
Capacitação busca fortalecer o uso da linguagem simples na Justiça Eleitoral, promovendo clareza e acessibilidade na comunicação

Teve início nesta quinta-feira, 25, o curso Português Jurídico e Redação Oficial com foco na linguagem simples, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). A capacitação segue até o dia 30 de setembro, com encontros realizados em formato EaD, das 8h às 11h (horário do Acre).
Voltado para servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, o curso tem como objetivo aprimorar a competência textual dos participantes, incentivando a produção de textos claros, coesos, concisos e acessíveis, alinhados ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.
A instrutora é Janis Eyer Nakahati, analista judiciária do TRE-MT, bacharel em Direito, com especializações em Didática do Ensino Superior e Direito Constitucional Eleitoral, além de vasta experiência na área de formação de magistrados e servidores em diversos tribunais do país.
Com carga horária de 12 horas-aula, a formação inclui conteúdo prático sobre redação oficial, impropriedades lexicais, aspectos gramaticais, padronização de atos administrativos e aplicação de normas de clareza e objetividade na comunicação institucional.