Encontro de presidentes dos TREs é realizado em Bento Gonçalves
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Regina Ferrari, que é vice-presidente do Coptrel, esteve presente no evento.

A cidade de Bento Gonçalves (RS) foi sede da 72ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado nesta quinta, 12, e sexta-feira, 13.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Regina Ferrari, que é vice-presidente do Coptrel, esteve presente no evento, cuja abertura foi realizada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Carlos Cini Marchionatti, que recepcionou os representantes de outros estados, apresentando os magistrados do município-sede do evento e também os membros da Corte Eleitoral gaúcha. "Em ano eleitoral, é muito importante que os TREs se reúnam e estabeleçam orientações uniformes, sob a liderança do TSE", afirmou Marchionatti.
Em seguida, ocorreu apresentação do coral De Vez em Quando, que executou os Hinos Nacional e da Justiça Eleitoral Gaúcha, bem como uma seleção de clássicos da música popular brasileira.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, proferiu discurso em que ressaltou os encantos da cidade, localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, e deu as boas-vindas a todos os presentes.
Logo após, houve a manifestação do presidente do Coptrel, desembargador Márcio Vidal, do TRE de Mato Grosso. O magistrado destacou os trabalhos em andamento desde sua posse no Colégio, em dezembro do ano passado.
Desembargadores homenageados
Terminada a solenidade de abertura, começaram as atividades da programação do encontro. Nesse momento, foi concedida a honraria da Medalha Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto à ex-presidente do TRE da Paraíba, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, e ao ex-presidente do Coptrel, desembargador Mário Devienne Ferraz.
A homenagem busca agraciar personalidades, magistrados, servidores e entidades credoras de reconhecimento do Colégio de Presidentes. Em nome do colegiado, os homenageados receberam as palavras da vice-presidente do Coptrel, desembargadora Regina Ferrari.
Painel encerra o primeiro dia do Coptrel
A sequência do evento deu ênfase às novidades na área da tecnologia da informação. O advogado Ademir Piccoli palestrou sobre o tema "Tendências de Tecnologia e Inovação para o Poder Judiciário". Na explanação, Piccoli utilizou de sua experiência nos setores público e privado para apoiar o uso intensivo de tecnologia no ecossistema jurídico.
Para finalizar a programação do primeiro dia de encontro, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, falou sobre a implantação da identidade civil nacional. O chamado Documento Nacional de Identificação (DNI) também foi tópico em painel de que participaram, além dos palestrantes anteriores, o presidente da empresa Dataprev, André Leandro Magalhães, e o diretor de Tecnologia da Informação do Banrisul, Jorge Fernando Krug.
Segundo Janino, o DNI é baseado em um cadastro biométrico de eleitores que garante a unicidade, isso porque não existem duas digitais iguais no mundo. "Em um processo tecnológico de verificação de minúcias das digitais, nós concluímos que o cidadão que está naquela base é único. Um dos produtos dessa infraestrutura tecnológica de garantia de integridade do cidadão é o DNI, que já nasce digital, baseado no pré-requisito de que o eleitor já está unificado com os dados biométricos na base da Justiça Eleitoral", afirmou.