CNJ realiza a XIX Semana Nacional da Conciliação com o tema “É Tempo de Conciliar”
Iniciativa do CNJ busca soluções pacíficas e facilita acesso ao Judiciário nos tribunais do país
Desde o dia 4 de novembro, cidadãos de todo o Brasil estão tendo a oportunidade de resolver seus conflitos de forma rápida e amigável durante a 19ª edição da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o tema “É Tempo de Conciliar”, a campanha, que ocorre nos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho, encerra-se amanhã, 8 de novembro.
A iniciativa, realizada anualmente desde 2006, visa a facilitar o acesso à Justiça por meio de acordos que poupam as partes de longos processos judiciais. Durante esta semana, magistrados, advogados e partes se reúnem em sessões de conciliação para buscar resoluções rápidas e satisfatórias para ambas as partes.
O objetivo do CNJ é promover a cultura da conciliação, possibilitando que os cidadãos se aproximem da Justiça e resolvam seus problemas de maneira colaborativa. A ação não só contribui para a pacificação social, como também ajuda a desafogar o sistema judiciário, já que muitos casos podem ser solucionados sem a necessidade de uma sentença judicial.
A Semana Nacional da Conciliação reforça o papel do CNJ e do sistema judiciário brasileiro em proporcionar meios alternativos de resolução de conflitos, consolidando uma Justiça mais célere, acessível e próxima da população.