Projeto Vozes do Futuro e Campanha da Biometria mobilizam juventude na 3ª Zona Eleitoral
Ação do TRE-AC alcança 843 estudantes e garante mais de 260 atendimentos eleitorais

A Justiça Eleitoral finalizou, na última quinta-feira, 4, ação cívico-eleitoral na Escola Estadual Nazira Anute de Lima, em Manoel Urbano. Durante a iniciativa, foram realizados 35 atendimentos de serviços eleitorais, com destaque para a emissão do primeiro título de eleitor, garantindo a inclusão de novos eleitores no processo democrático.
Além do atendimento ao público, a ação contou com a participação de 130 alunos do ensino médio em palestra conduzida pela equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que abordou temas como o papel da juventude na democracia, o funcionamento do sistema eleitoral e os riscos da desinformação.
Com esta última ação, foram consolidados os números da semana nas ações integradas do Projeto Vozes do Futuro e da Campanha da Biometria na área da 3ª Zona Eleitoral, nos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano: 843 estudantes participaram das atividades formativas e 263 atendimentos eleitorais foram realizados, a maioria deles referentes à emissão do primeiro título.
As ações promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) fazem parte de uma estratégia institucional para ampliar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral e fomentar a educação cívica entre os jovens, principalmente nas regiões mais afastadas dos centros urbanos.
A secretária da EJE, Ana Cátia, destacou o impacto positivo da presença ativa da Justiça Eleitoral nas escolas. “Alem dos serviços oferecidos, queremos incentivar o pensamento crítico e a participação consciente de adolescentes e jovens no processo democrático. A educação política é uma ferramenta fundamental para a construção de um país mais justo”, afirmou.
Com o encerramento das atividades do Projeto Vozes do Futuro em 2025, o TRE-AC mantém o foco na Campanha da Biometria, que seguirá com atendimentos itinerantes até o dia 6 de maio, prazo final para regularização do título de eleitor antes das Eleições 2026.


