Ouvidoras do TRE-AC participam do XVII ECOJE
Juízas Luzia Farias e Lilian Deise representam o Acre no 17º Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE)

As ouvidoras do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), juíza federal Luzia Farias, Ouvidora da Mulher, e juíza Lilian Deise, Ouvidora Eleitoral, participam do 17º Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE), realizado de 13 a 15 de agosto, em Pirenópolis (GO). Promovido pelo TRE de Goiás, o evento reúne autoridades e representantes das Ouvidorias Eleitorais de todo o país para discutir estratégias de fortalecimento da escuta ativa, combate à desinformação, uso da inteligência artificial e enfrentamento à violência política de gênero.
Durante o encontro, a juíza Luzia Farias destacou a relevância da troca de experiências para a melhoria contínua dos serviços prestados. “Aqui, entre colegas de todo o Brasil, reafirmamos o valor da Ouvidoria como espaço de escuta ativa — sem mediações, sem barreiras. Cada relato, cada demanda, nos conecta às transformações que a sociedade exige da Justiça Eleitoral. A escuta qualificada, fortalecida por trocas como esta, é a base para construirmos respostas eficazes: desde soluções simples, mas urgentes, até inovações que respondam à rapidez do mundo digital e da desinformação”, destacou.
A juíza Lilian Deise, que assumiu recentemente a Ouvidoria do TRE-AC, ressaltou que a participação no encontro lhe proporcionou uma visão mais ampla sobre o funcionamento e a importância estratégica da Ouvidoria Eleitoral. “O aprendizado obtido será fundamental para aprimorar o atendimento e ampliar o diálogo com o cidadão acreano”, disse.
Participam, também do evento, os servidores do TRE acreano Japhnis Albuquerque e Reinaldo Colares.