TRE-AC participa da 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
Em Brasília, Presidente do TRE-AC, Desembargadora Waldirene Cordeiro, e o Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Des. Lois Arruda, debatem estratégias nacionais do judiciário

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) participou, nesta quarta-feira (20), em Brasília, da 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro reuniu presidentes de tribunais, magistrados e assessores para discutir políticas e programas em execução, avaliar o andamento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e divulgar os resultados do Ranking da Transparência 2025.
Representaram o TRE-AC a presidente, desembargadora Waldirene Cordeiro; o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Lois Arruda; o assessor de planejamento, José Galvão; e o servidor Rafael Marinho, também da Assessoria de Planejamento.
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso, e do Vice-Presidente do STF, Ministro Edson Fachin. Em seu discurso, Barroso apresentou uma prestação de contas de sua gestão e destacou a relevância do cumprimento das metas nacionais da Estratégia do Judiciário, com foco em inovação tecnológica, gestão eficiente, valorização da conciliação e avanços em equidade de gênero. O ministro lembrou, ainda, a importância da tramitação prioritária de processos antigos e de ações relacionadas à improbidade administrativa.
Durante o evento, o conselheiro do CNJ, Ministro Caputo Bastos, Presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas, apresentou os resultados do Ranking da Transparência 2025. O TRE-AC obteve expressivos 96,84%, índice que reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral acreana com a transparência e a prestação de contas à sociedade.