“Pelo direito de respirar”: TRE-AC é parceiro da campanha da IRI Brasil
Iniciativa busca proteger populações vulneráveis diante das secas, enchentes e queimadas

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) aderiu à campanha nacional “Pelo Direito de Respirar: Ar Puro, Água Potável e Segurança Climática”, promovida pela IRI Brasil – Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais. A adesão aconteceu durante as ações da Semana da Sustentabilidade, realizada pelo Tribunal na primeira semana de junho deste ano.
Com essa parceria, o TRE-AC reafirma seu compromisso com a preservação da Amazônia e com o bem-estar das populações que vivem na região, especialmente diante dos efeitos cada vez mais severos das mudanças climáticas. A campanha, que começa a circular neste mês de julho, busca mobilizar comunidades religiosas, escolas, instituições públicas e a sociedade em geral para a adoção de práticas mais sustentáveis e solidárias.
A iniciativa reúne mais de 70 materiais educativos gratuitos, incluindo guias informativos específicos para diferentes tradições religiosas e estados da Amazônia Legal, além de vídeos, spots de rádio e cards digitais para compartilhamento nas comunidades. Todo o conteúdo pode ser acessado no site www.iribrasil.org.
Em mensagem à população, o coordenador nacional da IRI Brasil, Carlos Vicente, reforça a importância da participação ativa da sociedade. “Você que vive no Acre, preste atenção: começou a campanha pelo direito de respirar ar puro, ter acesso à água potável e garantir segurança climática para todos. Essa é uma luta pela vida, principalmente dos que mais sofrem na época das secas, queimadas e enchentes. No site iribrasil.org você encontra materiais gratuitos com orientações práticas para agir com fé, consciência e em defesa da natureza. Vamos juntos proteger nossas florestas, rios e o ar que respiramos”, anunciou.
Para o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, essa união de esforços é fundamental. “O TRE do Acre está atento aos desafios do presente e comprometido com um futuro mais justo e sustentável. Ao aderirmos à campanha da IRI Brasil, estamos reafirmando que também é nosso papel defender a vida, o meio ambiente e a dignidade das populações amazônicas”, disse.