Desembargador Lois Arruda participa do 11º Fórum de Corregedorias no Acre
Evento discutiu a aplicação da LGPD e fortaleceu o alinhamento entre instituições públicas do Estado

O vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Lois Arruda, participou, nesta sexta-feira, 24, da reunião do 11º Fórum de Corregedorias e Comissões de Ética com atuação no Estado do Acre. O encontro foi realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC), em Rio Branco, e reuniu representantes de diversas instituições públicas.

O fórum promoveu um espaço de diálogo, cooperação e troca de experiências entre corregedoras, corregedores e presidentes de conselhos de ética, com foco em práticas de integridade, responsabilidade administrativa e transparência. Nesta edição, o tema central foi a Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e os impactos da legislação no trabalho das corregedorias e comissões de ética.
Durante o evento, foram apresentadas experiências institucionais, analisados casos práticos e debatidos desafios relacionados à implementação da LGPD no serviço público. Também foi apresentada a “Cartilha de Proteção de Dados”, elaborada pela Defensoria Pública do Acre, com o objetivo de orientar servidores e a população sobre o uso responsável e seguro das informações pessoais.
Para o desembargador Lois Arruda, a integração entre instituições fortalece o sistema de controle e amplia a eficiência dos serviços prestados à sociedade. “Esse encontro é um importante laço interinstitucional, que nos permite alinhar boas práticas e garantir um serviço cada vez mais qualificado ao público. É uma oportunidade de compreender as peculiaridades de cada órgão, conhecer suas realidades e unificar entendimento sobre diretrizes e objetivos institucionais”, afirmou o vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-AC.



