Justiça Eleitoral inicia curso de Libras voltado ao Sistema ELO
Formação online foca em situações práticas de atendimento, com perguntas objetivas da rotina eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deu início, nesta segunda-feira (22), à primeira turma do curso LibrELO – uma formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) contextualizada para o atendimento na Justiça Eleitoral. A ação contempla a programação em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no próximo dia 26.
O curso, desenvolvido pelo TRE-PA, no modelo de ensino a distância (EAD), foi pensado para aproximar ainda mais o atendimento eleitoral das necessidades da comunidade surda. Baseado no Sistema ELO, utilizado no cadastro e atualização de dados dos eleitores, o LibrELO tem foco na prática de conversação em Libras aplicada à realidade dos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral.
O curso é uma capacitação prática e objetiva, voltada a perguntas e respostas específicas da rotina de atendimento. Dessa forma, ao registrar ou atualizar os dados de um eleitor surdo, o atendente poderá realizar perguntas de forma acessível, possibilitando respostas simples, como “sim” ou “não”, ou ainda escritas pelo próprio eleitor.
Com a iniciativa, o TRE-AC reforça seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, garantindo que cidadãos surdos tenham condições de exercer seus direitos políticos com autonomia e dignidade.