Página interna do portal
Seção de conteúdo
Conheça os benefícios de atuar como mesário
Conheça os benefícios de atuar como mesário
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realiza campanha para incentivar a participação da cidadã e do cidadão como mesários nas Eleições 2026. Essenciais para o bom funcionamento da votação, os mesários representam o elo entre a Justiça Eleitoral e o eleitorado, contribuindo diretamente para a organização, a transparência e a segurança do processo eleitoral.
Benefícios
O mesário tem direito a uma série de compensações e vantagens asseguradas pela legislação eleitoral:
-
Folga remunerada: o mesário tem direito a dois dias de folga (dispensa do serviço) para cada dia de trabalho nas eleições (incluindo 1º e 2º turnos) e para cada dia de treinamento. Essa folga é concedida sem prejuízo do salário ou de qualquer outro benefício.
-
Auxílio-alimentação: os mesários convocados para atuar nas Eleições recebem auxílio-alimentação por turno de trabalho, conforme o valor definido pela Justiça Eleitoral para o pleito
-
Vantagem em concursos públicos: o serviço eleitoral serve como critério de desempate em concursos públicos, desde que o edital preveja a preferência.
-
Horas complementares: as horas trabalhadas e de treinamento podem ser utilizadas como atividades curriculares complementares em instituições de ensino superior conveniadas com a Justiça Eleitoral do Acre.
Inscrições
Para se voluntariar, é necessário ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. A inscrição pode ser feita de forma simples por diferentes canais:
-
Aplicativo e-Título: baixe o aplicativo e-Título no celular e acesse a opção "Mesário Voluntário".
-
Site do TRE-AC: No link https://www.tre-ac.jus.br/servicos-eleitorais/portal-do-voluntario/mesario
-
Cartório Eleitoral: entre em contato diretamente com o seu Cartório Eleitoral para fazer a inscrição presencialmente. Consulte o endereço dos Cartórios Eleitorais https://www.tre-ac.jus.br/institucional/cartorios-eleitorais/foruns-eleitorais
A Justiça Eleitoral informa que o cadastro voluntário garante prioridade na convocação para as Eleições Gerais de 2026, mas não significa convocação imediata, dependendo da análise de vaga na sua Seção Eleitoral ou em locais próximos.
Eleições 2026
As Eleições Gerais de 2026, nas quais serão eleitos o Presidente e o Vice-Presidente da República, governadores, dois senadores por estado, deputados federais e estaduais/distritais estão marcadas para o dia 4 de outubro e, se houver segundo turno, para o dia 25 de outubro.