Curso sobre Liderança e Inteligência Emocional é encerrado no TRE-AC com foco em comportamento e comunicação
Formação promoveu um espaço de aprendizado voltado ao fortalecimento das relações humanas no serviço público

O segundo e último dia do curso “A Fórmula da Liderança” foi realizado na manhã desta quarta-feira, 9, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Ministrado por Bruno Giorgi, Diretor-Geral do TRE do Pará, o evento abordou temas voltados à liderança, inteligência emocional e perfis comportamentais.
Nesta etapa, Bruno Giorgi abordou os principais perfis comportamentais: influente (lidera por conexão), estável (seguro e sistemático), conforme (cauteloso e analítico) e dominante (com desejo de liderança). Segundo ele, cada pessoa pode apresentar traços de mais de um perfil. “O comportamento humano sempre foi pauta de estudo ao longo da história”, destacou Giorgi, ao introduzir a temática. Para ele, a capacidade de identificar traços de personalidade e saber interagir com eles é uma arma poderosa para quem lidera.
O Diretor-Geral do TRE-AC, Valentim Maia, destacou a importância do curso ao proporcionar aos participantes a oportunidade de se reconhecerem como líderes, independentemente do cargo que ocupam. “O bom dessa capacitação que estamos fazendo é a possibilidade da pessoa se enxergar como servidor, independente de cargo, e, além disso, de se enxergar também como chefe, no cargo gerencial. Então, a partir dessa identificação da sua personalidade, a pessoa vai ter um tipo de abordagem com o colega”, ressaltou.
Durante o módulo final, o palestrante se dedicou à arte da comunicação e ao uso do feedback como ferramenta de desenvolvimento. “Hoje, o primeiro módulo foi decifrando as pessoas, entendendo de perfil comportamental, e agora vai ser a arte de se comunicar, como dar um feedback para as pessoas, dizer que ela está fazendo errado, mas de forma tranquila, que ela receba aquilo bem. Como gerenciar conflitos na equipe?”, explicou.
Bruno Giorgi elogiou a participação ativa dos servidores. “Estou muito satisfeito com a adesão das pessoas. A gente vê que um ponto importante é que o pessoal não fica saindo, o pessoal presta atenção, quer entender, conversa, discute. Isso está gerando muita gratidão por estar aqui”, afirmou.
Para Cleilton Costa, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AC, o curso contribui diretamente para uma gestão mais eficaz. “No dia de ontem a gente aprendeu a se autoconhecer, saber nosso perfil. E hoje a gente está aprendendo a conhecer o perfil de outras pessoas e como se relacionar com esses perfis. Isso evita conflitos de comunicação. A boa comunicação entre líder e liderado é fundamental para que a tarefa seja executada da melhor forma possível”, afirmou.
Cleilton também ressaltou a importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. “Conhecer as pessoas é fundamental para que a relação seja a mais harmônica e menos conflituosa possível. A gente está num ambiente profissional, e tem que haver a entrega de um produto ou serviço”, concluiu.
A estagiária Ana Clara Garcia também avaliou positivamente a experiência. “A palestra com Bruno Giorgi foi extremamente enriquecedora, abordando temas como autoconhecimento, autoresponsabilidade, inteligência emocional e comunicação interpessoal. Os dois dias foram de suma importância para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”, disse.
Ela destacou a relevância das atividades propostas. “Aprendi a identificar o meu perfil comportamental e compreendi como essa descoberta pode influenciar positivamente minha maneira de agir, comunicar e me relacionar com os outros. As dinâmicas contribuíram para o autodesenvolvimento e reforçaram a importância das relações interpessoais e do propósito no serviço público”, finalizou.
Com dois dias de programação intensa e reflexiva, “A Fórmula da Liderança” promoveu um espaço de aprendizado voltado ao fortalecimento das relações humanas no serviço público, com foco no autoconhecimento e na comunicação como bases para liderar com mais consciência e empatia.