Corte Eleitoral recebe e homenageia jovens mesários do Calafate
Estudantes da Escola Henrique Lima participaram de eleição com urnas eletrônicas e foram certificados em sessão solene

Com responsabilidade institucional e compromisso com o futuro da democracia, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) entregou, na tarde desta terça-feira, 8, os certificados de participação aos 12 estudantes da Escola Estadual Henrique Lima que integraram o Projeto Piloto Jovem Mesário. A cerimônia foi realizada durante a sessão da Corte Eleitoral, em clima de reconhecimento e orgulho.
A iniciativa, idealizada a partir de uma solicitação da própria escola, por meio do professor Rogério Aguiar Sobrinho, contou com o apoio da Presidência do TRE-AC, da Diretoria-Geral e da Secretaria de Tecnologia da Informação. O projeto levou à instituição palestras educativas, ministradas pelos servidores Aiêza Bandeira e Diego Rosa, e culminou na realização de uma eleição estudantil com urnas eletrônicas, onde os próprios alunos organizaram todo o pleito — da formação das chapas ao dia da votação.
O treinamento técnico dos jovens mesários foi conduzido pelo servidor Diego Rosa, da Secretaria Judiciária, e incluiu tanto a teoria quanto a prática do processo eleitoral, promovendo um ambiente de aprendizado, ética e respeito às regras eleitorais.
“Eles se sentiram respeitados e importantes. Isso tem um valor imensurável para quem vive em uma região muitas vezes estigmatizada”, afirmou o professor Roberval Rodrigues Lima, da Escola Henrique Lima, localizada no bairro Calafate. “Eles conduziram tudo com seriedade e maturidade. Era uma eleição de verdade, organizada como um pleito oficial, com ética, sem boca de urna, com todas as regras respeitadas”, disse.
O Desembargador Júnior Alberto, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), dirigida pelo juiz Leandro Leri Gross, com o apoio da servidora Ana Cátia. “Este é um exemplo claro de como é possível transformar realidades por meio da educação e da cidadania. Estamos apenas começando. Este projeto será expandido para outras escolas públicas”, garantiu o Presidente do TRE-AC.
Durante a solenidade, membros da Corte Eleitoral destacaram a importância de investir em juventude, ética e democracia. A Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral, Desembargadora Waldirene Cordeiro, reforçou a mensagem de combate à desinformação: “Lembrem-se sempre: a urna é inviolável. Espalhem a verdade, combatam a mentira. Cada um de vocês pode ser agente da democracia”, destacou.
A Juíza Federal Luzia Faria falou diretamente ao coração dos jovens: “Plantar sonhos é o primeiro passo para transformar o futuro. Acreditem na força de vocês”. Já o Juiz Leandro Leri Gross conclamou os estudantes a ocuparem os espaços da política, da justiça e da administração pública: “Vocês provaram que têm valores. Preservem isso. E ajudem a reconstruir as bases da nossa sociedade”, destacou.
O Membro da Corte, Juiz Fernando Nóbrega, emocionou os presentes ao comparar cada aluno à semente de uma castanheira: “O ambiente certo — como o da escola, do estudo, da ética — é o que transforma a semente em árvore gigante. Sigam nutrindo seus sonhos com esforço e luz”, enfatizou.
A Juíza substituta Kelley de Oliveira parabenizou a Corte e a EJE pelo zelo e impacto transformador do projeto: “Façam a diferença, primeiramente, na vida de vocês. Tudo é possível quando acreditamos e damos o nosso melhor”, garantiu.
Ao final do evento, os alunos receberam seus certificados em meio a aplausos, olhares orgulhosos e com a certeza de que participaram de algo muito maior do que uma eleição estudantil. Vivenciaram, na prática, o poder da democracia.