TRE-AC promove palestra em defesa da vida e da dignidade de magistradas e servidoras
Evento destacará política de prevenção, canais de escuta e ações de proteção no ambiente de trabalho

Comprometido com a construção de um ambiente institucional mais seguro, justo e acolhedor, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realiza, na próxima sexta-feira, 11, às 9h, no plenário da instituição, a palestra “TRE-AC em Defesa da Vida: Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Praticada em Face de Magistradas e Servidoras”.
A ação integra a campanha permanente de prevenção à violência de gênero no âmbito da Justiça Eleitoral acreana e tem como objetivo disseminar informação, fortalecer os canais de denúncia, garantir apoio institucional e promover uma cultura organizacional pautada na equidade, no respeito e na proteção à vida.
A programação inclui a fala da Ouvidora da Mulher, Juíza-Membra Dra. Luzia Farias, que apresentará os canais de escuta e acolhimento da Ouvidoria da Mulher, seus objetivos, desafios e meios de contato. A Juíza-Auxiliar da Presidência, Dra. Louise Santana, abordará a política de prevenção e enfrentamento instituída pela atual gestão. Haverá ainda exposição sobre segurança institucional com o Coronel Dantas, apresentação técnica do sistema de acesso VISIT pelo servidor Edcley Firmino, e encerramento cultural com a performance “Basta! ACRE…ditar!”, de Flávia Araújo e Cristiane Melo.
A iniciativa reforça o compromisso da Corte com a proteção da vida das mulheres que integram seus quadros funcionais e reafirma a importância de reconhecer, acolher e combater todas as formas de violência doméstica e familiar, inclusive no contexto profissional.
“Garantir um ambiente seguro para magistradas, servidoras e colaboradoras é proteger a dignidade humana, é zelar pela vida. Violência de gênero não pode ser ignorada, naturalizada ou invisibilizada — mesmo, e sobretudo, no serviço público. Estamos aqui para dizer: você não está sozinha. Estamos juntos por uma Justiça Eleitoral mais justa, mais humana e mais consciente de seu papel social”, destacou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.