TRE-AC promove curso sobre liderança e inteligência emocional para servidores
Capacitação convida para refletir sobre propósito, comunicação e relações humanas no serviço público

Nos dias 8 e 9 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realiza o curso “A Fórmula da Liderança”. A formação é ministrada por Bruno Giorgi, Diretor-Geral do TRE do Pará, que compartilha sua experiência de quase duas décadas no serviço público com foco em inteligência emocional, liderança com propósito e comunicação assertiva.
Na abertura do evento, o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, destacou a importância de momentos como este para fortalecer a saúde emocional e os vínculos interpessoais no ambiente de trabalho. “Vivemos tempos desafiadores. Pressões, conflitos e cobranças. Tudo do isso faz parte do cotidiano das pessoas, sobretudo para quem é do serviço público. Mas, é justamente por isso que momentos como este são tão importantes”, afirmou. “Cuidar da nossa saúde emocional e das nossas relações é parte fundamental de um ambiente institucional mais saudável, produtivo e humano”, destacou o Presidente.
A Vice-presidente e Corregedora Eleitoral, Desembargadora Waldirene Cordeiro, também reforçou o valor do autoconhecimento e da empatia no contexto profissional. “Esse é o momento da gente olhar para dentro e perceber que somos iguais a qualquer um. Às vezes, não sabemos o que está acontecendo com o outro. O que precisamos mesmo é conviver com harmonia”, disse.
Liderança com propósito
Idealizador do curso, Bruno Giorgi explicou que a “fórmula da liderança” surgiu a partir de sua vivência de 19 anos no serviço público, onde identificou elementos para exercer uma liderança inspiradora e humanizada. “Mesmo quem não ocupa um cargo de chefia pode ser uma influência positiva no ambiente de trabalho. Todos nós inspiramos os que estão ao nosso redor”, destacou.
O primeiro dia do curso abordou temas como propósito no serviço público e inteligência emocional, com foco na autorreflexão e no gerenciamento das emoções.
Já no segundo dia, os servidores irão conhecer ferramentas para “decifrar” pessoas e aprimorar a comunicação e a gestão de conflitos. Os conteúdos são apresentados de maneira interativa, por meio de storytelling, com a trajetória fictícia de Ana, uma servidora pública que evolui pessoal e profissionalmente ao aprender os “ingredientes” da liderança inspiradora.