Justiça Eleitoral e Defesa Civil ampliam diálogo institucional
Presidente do TRE-AC recebe visita do Chefe da Defesa Civil de Rio Branco para tratar de parcerias estratégicas

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recebeu, na manhã desta quinta-feira, 10, a visita institucional do Coronel Falcão, Chefe da Defesa Civil de Rio Branco, e a assessora técnica Márcia Maria. Na oportunidade, apresentaram uma série de projetos voltados à educação, à proteção ambiental e à mitigação de impactos sociais, que poderão contar com o apoio da Justiça Eleitoral como parceira estratégica.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de o TRE-AC integrar projetos educativos como o “Defesa Civil nas Escolas”, voltados à formação cidadã e à conscientização preventiva. Na ocasião, o Coronel Falcão também apresentou detalhes da Operação Estiagem, que assegura o fornecimento de água, por meio de caminhões-pipa, às comunidades mais afetadas pela seca, incluindo a zona rural — iniciativa que recebeu elogios do Presidente Júnior Alberto. O Chefe da Defesa Civil destacou, ainda, o modelo de gestão humanizada adotado em Rio Branco, que tem se consolidado como referência nacional. “Estamos exportando um modo de fazer que valoriza a vida, a escuta ativa e o engajamento comunitário. Precisamos criar núcleos da Defesa Civil nos bairros e envolver mais instituições nesse processo de formação e proteção”, ressaltou.
O Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com o fortalecimento das redes de cidadania e destacou a importância de inserir a Defesa Civil como parceira do projeto Vozes do Futuro, que promove formação cidadã e consciência socioambiental entre jovens estudantes. “Ao integrar esforços com instituições que compartilham valores de solidariedade, prevenção e educação, o TRE-AC amplia sua missão democrática para além das urnas”, declarou. O magistrado também agradeceu o histórico apoio da Defesa Civil durante os períodos eleitorais e afirmou que a aproximação entre os órgãos só tende a gerar frutos positivos para toda a sociedade acreana.