Justiça Eleitoral recompõe quadro de pessoal e fortalece áreas estratégicas com novas nomeações
Tribunal reforça atuação no interior e estrutura áreas especializadas como Tecnologia da Informação, Arquivologia e Contabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) avança na modernização de sua estrutura organizacional com a nomeação de novos servidores efetivos, resultado do Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral. A medida contempla cargos de técnicos e analistas judiciários em áreas estratégicas, permitindo a recomposição integral da força de trabalho nos cartórios do interior, o fortalecimento da Tecnologia da Informação — com a nomeação de três técnicos e um analista — e o provimento de funções essenciais como arquivologia e contabilidade, cujas vagas se encontravam desocupadas há anos.
As nomeações são fruto do Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral, com base na Portaria TSE nº 236/2025, e garantem maior efetividade no atendimento aos eleitores e no funcionamento administrativo e jurisdicional da Justiça Eleitoral acreana. A recomposição da equipe técnica e especializada permite ao Tribunal maior capacidade de resposta às crescentes demandas do processo eleitoral e institucional.
Além disso, está prevista para breve a realização de concurso interno de remoção, medida necessária para viabilizar a nomeação de analistas judiciários para as zonas eleitorais do interior, especificamente as 4ª, 5ª e 7ª Zonas – com sede nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó, respectivamente. Com isso, o TRE-AC busca promover a valorização interna dos seus quadros, ao mesmo tempo em que assegura a lotação estratégica dos novos servidores em unidades com maior demanda.
Para o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, o momento é de conquista e renovação institucional. “Estamos realizando uma recomposição histórica do nosso quadro de pessoal. Essas nomeações são resultado de um planejamento criterioso e de articulações institucionais junto ao TSE, que reconheceu a necessidade urgente de reforço de servidores no Acre. Com essa nova força de trabalho, ampliamos nossa presença no interior, fortalecemos a área de tecnologia e garantimos suporte técnico qualificado às atividades-meio e finalísticas do Tribunal", destacou.
As nomeações contemplam os seguintes cargos:
- 03 Técnicos Judiciários – Especialidade Programação de Sistemas
- 01 Técnico Judiciário – Área Administrativa
- 01 Analista Judiciário – Especialidade Tecnologia da Informação
- 01 Analista Judiciário – Especialidade Arquivologia
- 01 Analista Judiciário – Especialidade Contabilidade
- 05 vagas para Analistas Judiciários – Área Judiciária