Projeto Vozes do Futuro amplia formação cidadã e atendimento eleitoral nas escolas de Cruzeiro do Sul
Estudantes da Escola Dom Henrique Ruth e da Escola São José participaram das ações educativas promovidas pelo TRE-AC por meio da Escola Judiciária Eleitoral

Na terça-feira, 15 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), deu continuidade ao Projeto Vozes do Futuro, promovendo ações simultâneas de educação para a cidadania nas escolas Dom Henrique Ruth (pela manhã) e São José (à tarde), em Cruzeiro do Sul.
Em ambas as instituições, 258 estudantes participaram de palestras dinâmicas e interativas, conduzidas pela Secretária da EJE, Ana Cátia, que abordaram temas como a importância do voto consciente, o combate à desinformação, ética na política e o papel dos três poderes na vida democrática. A proposta da atividade pedagógica é despertar o senso crítico dos jovens e incentivá-los a assumir seu papel como agentes de transformação social.
“É essencial que os jovens compreendam desde cedo o valor do voto e do engajamento político responsável. O objetivo do projeto é justamente fortalecer a consciência democrática e estimular a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e plural”, afirmou Ana Cátia.
Além da formação cidadã, a Escola Dom Henrique Ruth também recebeu uma equipe da Justiça Eleitoral para a prestação de serviços eleitorais, possibilitando 55 atendimentos aos estudantes com 15 anos ou mais emitirem o primeiro título, realizarem a revisão de dados ou a transferência de domicílio eleitoral. Hoje, foram realizados 30 alistamentos; 23 revisões e 2 transferências.
O Diretor-Geral do TRE-AC, Francisco Valentim Maia, acompanhou as atividades e reforçou o papel institucional da Justiça Eleitoral na aproximação com a sociedade. “O Vozes do Futuro é um projeto que traduz o compromisso do TRE com a juventude. Não basta falar de democracia: é preciso vivê-la e praticá-la desde cedo”, disse.
A programação do projeto segue até o dia 17 de julho, alcançando outras escolas dos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, levando conhecimento, reflexão e cidadania para dentro do ambiente escolar.