Escola Judiciária do TRE-AC abre inscrições para curso sobre redação jurídica com IA
Capacitação visa preparar magistrados, assessores e servidores para aplicação prática de IA na produção de minutas e decisões com mais agilidade, precisão e responsabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), por meio da Escola Judiciária Eleitoral Evandro Marques de Sousa (EJE), promoverá, nos dias 19, 21 e 23 de maio, o curso “Assessoria 4.0: Produção de Decisões Judiciais com Inteligência Artificial”. A capacitação é voltada a desembargadores, juízes, assessores e servidores, com o objetivo de ampliar o domínio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no contexto da atividade jurisdicional.
A iniciativa integra o calendário de qualificação profissional do Tribunal e ocorre em formato online, ao vivo, com aulas autorizadas para gravação. A 1ª turma contará com 30 vagas, e as inscrições podem ser feitas até 16 de maio, pelo link https://forms.gle/yDB2MQNVh6GqK1Xk7.
Sob a condução do instrutor Jhônatan Elian Monteiro Alves, analista judiciário do TRE do Pará e desenvolvedor do ELIJAH – GPT especializado em redação jurídica com IA –, o curso abordará:
- Aplicações do ChatGPT e outras plataformas como LLaMA, Claude, Mistral AI e NotebookLM na escrita jurídica;
- Técnicas de engenharia de prompt para maximizar a eficiência da IA;
- Aspectos éticos e regulamentares do uso da IA no âmbito judicial;
- Estratégias para aumentar produtividade, precisão e agilidade na elaboração de decisões.
Com carga horária de 10 horas, o curso será realizado nos seguintes horários locais: 19 e 21 de maio: das 9h às 12h; e 23 de maio: das 8h às 12h.
A expectativa é que os participantes desenvolvam habilidades práticas na criação de minutas mais estruturadas e eficazes, além de compreenderem os limites e boas práticas no uso de tecnologias emergentes no Judiciário.
Para mais informações, entre em contato com a EJE pelo e-mail: eje@tre-ac.jus.br