TRE-AC se inscreve no Certificado ODS e reforça compromisso com a Agenda 2030
Tribunal aposta na inovação e no projeto BI ODS para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e avançar na Meta 9 do CNJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) reafirma seu compromisso com a transformação institucional e o desenvolvimento sustentável ao se inscrever no processo de Certificação ODS, promovido pelo Instituto ODS Brasil. A iniciativa reconhece organizações públicas e privadas que adotam práticas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Agenda 2030 foi aprovada em 2015, por 193 países-membros da ONU, como um pacto global para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir dignidade para todos. O Poder Judiciário brasileiro, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incorporou a Meta 9 ao seu planejamento estratégico, estimulando os tribunais a desenvolverem projetos inovadores alinhados aos ODS. A Meta 9 integra os critérios de avaliação do Prêmio CNJ de Qualidade 2025.
Neste contexto, o TRE-AC criou o BI (Business Intelligence) ODS — um projeto estratégico voltado para a cultura da inovação e para o enfrentamento dos desafios contemporâneos enfrentados pelas instituições públicas. A proposta busca promover, internamente, um ambiente favorável à criatividade, à colaboração e à quebra de paradigmas, desenvolvendo competências que gerem soluções com impacto positivo direto na sociedade.
Para o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, é necessário repensar valores e práticas no setor público. “No serviço público temos um espírito burocrático de anos. Nossa preocupação, muitas vezes, é maior em cumprir procedimentos do que em entregar valor. Para sermos eficientes, precisamos de uma mudança de valores – pensar o serviço a partir do processo de empatia. Inovação é um ato de doação, de entrega do melhor que temos: nossas ideias”, destaca o Presidente.
A inscrição no Certificado ODS representa o reconhecimento de um trabalho já consolidado. O BI ODS do TRE-AC atua de forma transversal, mobilizando diferentes setores do Tribunal na construção de práticas sustentáveis e inovadoras, contribuindo para a renovação da cultura organizacional e para a efetivação dos direitos fundamentais da população.
Com essa iniciativa, o TRE-AC dá um importante passo rumo a uma Justiça Eleitoral mais moderna, inclusiva, eficiente e alinhada com os desafios e compromissos globais.