Podcast Além do Voto: Francisco Djalma relembra desafios e conquistas à frente do TRE-AC

Ex-presidente da Corte destaca a logística do horário unificado das Eleições 2022 e o protagonismo dos servidores

Ex-presidente da Corte destaca a logística do horário unificado das Eleições 2022 e o protagonis...

No sexto episódio do podcast Além do Voto, série especial em celebração aos 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), o convidado foi o Desembargador Francisco Djalma, presidente da Corte no biênio 2021-2023 e responsável por conduzir as Eleições Gerais de 2022 – as primeiras com horário unificado em todo o país.

Logo no início da entrevista, o magistrado relembrou com gratidão o período em que esteve à frente do TRE-AC. “Fico muito feliz em ter participado dessa jornada. É uma honra ver o Tribunal completar 50 anos e saber que contribuí com essa história”, afirmou.

O episódio destacou os desafios impostos pela unificação do horário de votação, decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicada aos Regionais em dezembro de 2021, quando os planejamentos para o pleito já estavam em andamento. Para o Desembargador Francisco Djalma, essa foi a maior mudança da eleição.

“Tivemos que construir toda uma logística para levar ao conhecimento do eleitor essa inovação. Mas com trabalho, dedicação e a parceria de todos os setores, conseguimos alcançar o êxito”, disse, referindo-se à intensa campanha de comunicação desenvolvida no período.

O ex-presidente também ressaltou o apoio fundamental da Prefeitura de Rio Branco com a Ricco Transportes, que viabilizaram transporte gratuito aos eleitores, os ônibus passaram a operar desde as 3h da manhã para garantir o início das seções às 6h. “Não foi fácil, mas conseguimos garantir o direito ao voto com eficiência e organização, graças à união de esforços”, lembrou.

O Desembargador Francisco Djalma fez questão de destacar a competência dos servidores da Justiça Eleitoral, apontando-os como protagonistas da excelência institucional. “A presidência exerce a política institucional, mas quem toca o trabalho são os servidores. O quadro do TRE é extremamente qualificado. Por onde passo, faço questão de dizer isso”, frisou.

Durante a conversa, o magistrado também refletiu sobre a importância da harmonia interna e da gestão de pessoas. “O maior legado da minha gestão foi tentar agregar e dissolver conflitos. Trabalhar com pessoas exige escuta e empatia. Acredito que conseguimos construir um ambiente colaborativo e participativo”, pontuou.

Com uma trajetória sólida, iniciada em 1988, Djalma lembrou seu percurso pela magistratura, especialmente como juiz eleitoral no interior do Acre, o que o fez compreender com profundidade os desafios locais. “Morei em Feijó, Tarauacá, Brasileia, Senador Guiomard. Fui juiz criminal por mais de 20 anos. Cada comarca me ensinou algo, e essa vivência foi essencial quando assumi a presidência do TRE”, contou.

O episódio encerrou com uma mensagem à nova geração de servidores. “Nós passamos, mas a Justiça Eleitoral permanece. O trabalho do TRE é essencial para a democracia e quem assume esse compromisso precisa ter clareza da grandeza dessa missão. Parabéns aos servidores, e a todos que fazem o dia a dia da nossa instituição”, concluiu.

Confira o episódio no canal do TRE-AC no Youtube. Clique aqui!

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido