Projeto AVALIE! Avaliação do atendimento

Necessidade de Melhoria:

Demanda recebida da Diretoria-Geral do TRE do Acre em razão da necessidade Avaliação do atendimento pelo eleitor, logo após ser atendido, e por ferramenta de acesso e resposta rápidos, e com inclusão digital.

Inicialmente, foi pensada a implementação na forma de um QR Code, gerado por meio do Sistema de Chamados e um por atendente. Contudo, detalhes como os objetos de avaliação, normatização, prototipagem e fase de testes, bem como necessidade de envolvimento das partes interessadas, foram discutidos na primeira reunião de apresentação da proposta para o Laboratório de Inovação.

Justificativa:

O projeto está alinhado com o macrodesafio estratégico de fortalecimento da relação institucional com a sociedade, e com os valores institucionais da transparência, inovação, agilidade e credibilidade.

Oferecer um atendimento de qualidade, eficiente e satisfatório ao cidadão é essencial para o sucesso de qualquer instituição pública. Em busca de aprimorar continuamente os serviços prestados e atender às necessidades da população, O TRE/AC pretende implantar um sistema de avaliação de atendimento ao cidadão, com feedbacks constantes e disposto a realizar ajustes e melhorias para atender às necessidades da população de forma cada vez mais eficiente.

Ao implantar um sistema de avaliação de atendimento ao cidadão, o TRE/AC demonstra que um dos seus objetivos é a prestação de serviços de qualidade e busca alinhar suas ações com as expectativas e demandas da sociedade. O feedback dos cidadãos é uma ferramenta poderosa para aprimorar os serviços e fortalecer o vínculo entre a instituição e a população que serve.

 A instalação desse sistema em uma instituição pública requer um planejamento cuidadoso e a consideração de aspectos específicos do setor público.

Projeto está relacionado ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e seus objetivos de:

16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis

16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis

CRONOGRAMA PREVISTO:

Ação

Participantes

Início

Fim

Situação

Custo

Reunião de “briefing”: apresentação do projeto pelos demandantes e definição da equipe

Laboratoristas e DG/Serede

18/07/2023

18/07/2023

Finalizada

Não há

Reunião de planejamento das oficinas

Laboratoristas

19/07/2023

19/07/2023

Finalizada

Não há

1ª Oficina – Início  utilização das ferramentas do “design thinking” para gerar interação

Laboratoristas e equipe designada

21/07/2023

21/07/2023

Finalizada

Não há

2ª Oficina - continuação

Laboratoristas e equipe designada

27/07/2023

27/07/2023

Finalizada

Não há

3ª Oficina - continuação

Laboratoristas e equipe designada

28/07/2023

28/07/2023

Finalizada

Não há

Prototipação

Laboratoristas e equipe designada

31/07/2023

31/07/2023

Finalizada

Não há

Realização de testes-piloto

Equipe designada

21/08/2023

31/08/2023

A iniciar

Não há

Plano de comunicação

Assessoria de Comunicação

11/09/2023

22/09/2023

Em andamento

Não há

Normatização

Corregedoria Regional Eleitoral

25/09/2023

06/10/2023

A iniciar

Não há

Previsão de finalização e implantação definitiva

Seção de Redes

09/10/2023

09/10/2023

A iniciar

Não há

Equipe:

Laboratoristas: Lidiane Castro Pires/Renata dos Santos Maia

Diretoria-Geral: Rosana Magalhães

Seção de Redes: Edcley Firmino

Corregedoria Regional Eleitoral: Adenilson Pontes/Sheila Carvalho

Assessoria de Comunicação: Daniele Carlos

Ouvidoria Eleitoral: Reinaldo Colares

8ª Zona Eleitoral: Juiz Afonso Braña/João Gularte Sena (representante atendentes)