Projeto AVALIE! Avaliação do atendimento
Necessidade de Melhoria:
Demanda recebida da Diretoria-Geral do TRE do Acre em razão da necessidade Avaliação do atendimento pelo eleitor, logo após ser atendido, e por ferramenta de acesso e resposta rápidos, e com inclusão digital.
Inicialmente, foi pensada a implementação na forma de um QR Code, gerado por meio do Sistema de Chamados e um por atendente. Contudo, detalhes como os objetos de avaliação, normatização, prototipagem e fase de testes, bem como necessidade de envolvimento das partes interessadas, foram discutidos na primeira reunião de apresentação da proposta para o Laboratório de Inovação.
Justificativa:
O projeto está alinhado com o macrodesafio estratégico de fortalecimento da relação institucional com a sociedade, e com os valores institucionais da transparência, inovação, agilidade e credibilidade.
Oferecer um atendimento de qualidade, eficiente e satisfatório ao cidadão é essencial para o sucesso de qualquer instituição pública. Em busca de aprimorar continuamente os serviços prestados e atender às necessidades da população, O TRE/AC pretende implantar um sistema de avaliação de atendimento ao cidadão, com feedbacks constantes e disposto a realizar ajustes e melhorias para atender às necessidades da população de forma cada vez mais eficiente.
Ao implantar um sistema de avaliação de atendimento ao cidadão, o TRE/AC demonstra que um dos seus objetivos é a prestação de serviços de qualidade e busca alinhar suas ações com as expectativas e demandas da sociedade. O feedback dos cidadãos é uma ferramenta poderosa para aprimorar os serviços e fortalecer o vínculo entre a instituição e a população que serve.
A instalação desse sistema em uma instituição pública requer um planejamento cuidadoso e a consideração de aspectos específicos do setor público.
Projeto está relacionado ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e seus objetivos de:
16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis
16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis
CRONOGRAMA PREVISTO:
Ação |
Participantes |
Início |
Fim |
Situação |
Custo |
Reunião de “briefing”: apresentação do projeto pelos demandantes e definição da equipe |
Laboratoristas e DG/Serede |
18/07/2023 |
18/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
Reunião de planejamento das oficinas |
Laboratoristas |
19/07/2023 |
19/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
1ª Oficina – Início utilização das ferramentas do “design thinking” para gerar interação |
Laboratoristas e equipe designada |
21/07/2023 |
21/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
2ª Oficina - continuação |
Laboratoristas e equipe designada |
27/07/2023 |
27/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
3ª Oficina - continuação |
Laboratoristas e equipe designada |
28/07/2023 |
28/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
Prototipação |
Laboratoristas e equipe designada |
31/07/2023 |
31/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
Realização de testes-piloto |
Equipe designada |
21/08/2023 |
31/08/2023 |
A iniciar |
Não há |
Plano de comunicação |
Assessoria de Comunicação |
11/09/2023 |
22/09/2023 |
Em andamento |
Não há |
Normatização |
Corregedoria Regional Eleitoral |
25/09/2023 |
06/10/2023 |
A iniciar |
Não há |
Previsão de finalização e implantação definitiva |
Seção de Redes |
09/10/2023 |
09/10/2023 |
A iniciar |
Não há |
Equipe:
Laboratoristas: Lidiane Castro Pires/Renata dos Santos Maia
Diretoria-Geral: Rosana Magalhães
Seção de Redes: Edcley Firmino
Corregedoria Regional Eleitoral: Adenilson Pontes/Sheila Carvalho
Assessoria de Comunicação: Daniele Carlos
Ouvidoria Eleitoral: Reinaldo Colares
8ª Zona Eleitoral: Juiz Afonso Braña/João Gularte Sena (representante atendentes)