Gestão Documental

A Gestão Documental é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação, ao arquivamento e à destinação de documentos e processos no âmbito do Poder Judiciário, no exercício de suas atividades, inclusive as administrativas, qualquer que seja o suporte de registro da informação. O objetivo é possibilitar o integral exercício de direitos, a preservação das informações necessárias às partes e às instituições do Poder Judiciário, o descarte da documentação não mais necessária e a preservação do patrimônio histórico e cultural.



Arquivos, por sua vez, são definidos como “conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”, conforme artigo 2º, da Lei nº 8.159/91. Dentre os arquivos públicos, incluem-se aqueles do Poder Judiciário, conforme artigo 7º da referida lei. (Manual Gestão Documental do Poder Judiciário / Conselho Nacional de Justiça. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) – Brasília: CNJ, 2021, p. 17).

Constituição Federal(arts. 5º, 22, 37 e 216):

Lei nº 8.159/1#mce_temp_url#991 (Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados):

Lei nº 9.605/1998(Sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente):

Lei nº 12.527/2011 (Acesso à informação):

Lei nº 12.682/2012(Documentos em meios eletromagnéticos):

Decreto nº 4.073/2002 (Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos):

Decreto nº 4.915/2003 (Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos):

Decreto nº 7.845/2012(Credenciamento de segurança):

Resolução CONARQ nº 06/1997(Terceirização de serviços arquivísticos):

Resolução CONARQ nº 26/2008 (Gestão de documentos nos arquivos do Poder Judiciário):

 

Atos do Conselho Nacional de Justiça:

Recomendação CNJ nº 37/2011(Observância das normas do PRONAME):

Resolução CNJ nº 91 (MoReq-Jus):

Resolução CNJ nº 211 (ENTIC-JUD):

Resolução CNJ nº 324 (Proname):

Manual de Gestão Documental / CNJ, 2021:

 

Atos do TRE/AC

Resolução TRE-AC n. 1.741/2019aprova o Plano de Classificação de Documentos e da Tabela de Temporalidade de Documentos, estabelece os procedimentos para conservação e desfazimento de documentos e materiais eleitorais, no âmbito da Justiça Eleitoral do Acre, e dá outras providências.